PRÊMIO ABCA

Reconhecendo a contribuição para a cultura nacional de críticos, artistas, pesquisadores, instituições e personalidades atuantes na área das artes visuais, a ABCA instituiu, em 1978, com o patrocínio da FUNARTE, um Prêmio Anual, em formato de um troféu. Desde então, esse prêmio vem sendo distribuído a personalidades do meio artístico.

O troféu teve diferentes versões desde sua criação, sendo idealizado por artistas renomados. Todas as categorias de premiação possuem o nome de um crítico de reconhecida contribuição para a cultura e para as artes plásticas brasileiras.

Atualmente, além do troféu, a ABCA outorga destaques e homenagens especiais para personalidades do cenário das artes plásticas.

O Prêmio passou por alterações e acréscimos desde que foi instituído em 1978. Idealizado, inicialmente, para colocar em destaque o artista plástico, pouco depois foram definidas duas outras categorias. No ano de 2000 foram criadas quatro categorias e em 2003 mais duas. Os Destaques foram instituídos em 2000 e as Homenagens, em 2001, substituídos em 2022 pelos Destaques Regionais. Em 2022 ainda foram incluídas mais três categorias, todas contemplando as artes visuais. Hoje o Prêmio ABCA conta com 14 categorias, confira:

Prêmio Gonzaga Duque - (1978)

Destinado a crítico associado por sua atuação ou publicação de livro.

Prêmio Mário Pedrosa - (1978)

Destinado a artista contemporâneo.

Prêmio Ciccillo Matarazzo - (1978)

Destinado a personalidade atuante no meio artístico

Prêmio Mário de Andrade – (2000)

Destinado a crítico de arte, pela trajetória.

Prêmio Sérgio Milliet - (1991)

Destinado a um pesquisador (associado ou não), por trabalho de pesquisa publicado.

Prêmio Clarival do Prado Valladares - (2000)

Destinado a artista, pela trajetória.

Prêmio Maria Eugênia Franco - (2000)

Destinado a curadoria de exposições.

Prêmio Rodrigo Mello Franco de Andrade - (2000)

Destinado a instituição por sua programação.

Prêmio Antônio Bento - (2003)

Difusão das artes visuais na mídia.

Prêmio Paulo Mendes de Almeida - (2003)

Destinado à melhor exposição do ano.

Prêmio Emanuel Araújo - (2022)

Destinado ao reconhecimento de Coleção/Acervo/Conservação/ Documentação histórica

Prêmio Gilda de Melo e Souza - (2022)

Destinado ao reconhecimento de críticos/as, em início de carreira

Prêmio Yêdamaria (Yêda Maria Corrêa de Oliveira) - (2022)

Destinado à instituições, pessoas e projetos que promovam ações de impacto amplo em processos educativos e de mediação nos vários campos das artes, em espaços formais e não formais.

Destaques Regionais - (2022) - Norte, Nordeste, Centro- Oeste, Sul e Sudeste.

Destinado aos destaques de cada região do país

Critérios e Formas da Premiação

Os critérios e formas de premiação podem ser resumidos da seguinte forma: os prêmios são atribuídos por votação de todos os associados – em âmbito nacional – a partir das indicações que todo sócio pode enviar para discussão e aprovação da Diretoria. 

Inicialmente se faz indicação através de um formulário online. Após a contabilização das indicações, a diretoria se reúne e delibera, tomando por base as indicações em termos numéricos. 

Após essa deliberação, se faz nova consulta em formulário online, dessa vez para votação entre os indicados por categoria. Após a apuração, apresentada  e aprovada em reunião de diretoria, os nomes  são divulgados para a coletividade. 

Livro dos prêmios da ABCA de 1978 a 2019

Premiados por Ano

Premiados 2022

Em 2022, a premiação foi ampliada e agora o Prêmio ABCA contempla 13 categorias, incluindo ainda os destaques regionais, totalizando 18 prêmios.

Premiados 2019

A premiação anual contempla categorias que apontam os destaques do cenário das artes visuais que mais contribuíram para a cultura nacional em 2019.

Premiados 2018

Iniciamos nossa segunda gestão à frente da ABCA com a difícil e prazerosa tarefa de realizar a premiação de críticos, artistas e instituições.

Premiados 2017

Em 2022, a premiação foi ampliada e agora o Prêmio ABCA contempla 13 categorias, incluindo ainda os destaques regionais, totalizando 18 prêmios.

Premiados 2016

Contamos com os votos de 92 sócios, de diversas regiões do Brasil, o que dá um amplo respaldo e legitimidade aos seus resultados, que se amplia e se renova.

Premiados 2015

A diretoria da ABCA tem o prazer de iniciar suas atividades com a premiação dos destaques de 2015. Os homenageados foram indicados por votos dos associados.

Premiados 2014

Na história da ABCA, a tradição dos Prêmios constitui um capítulo importante. 


Premiados 2013

O troféu da abca é uma criação do escultor Nicolas Vlavianos, grego de nascimento, há mais de 40 anos radicado no Brasil e integrado ao nosso meio artístico.

Premiados 2012

Na história da ABCA, a tradição dos prêmios constitui um capítulo importante, revelando a orientação do trabalho dos críticos de arte brasileiros.

Premiados 2011

A ABCA tem grande satisfação em realizar a cerimônia de entrega dos prêmios atribuídos, em 2011, a personalidade e instituições do mundo artístico.

Premiados 2009

A ABCA tem a satisfação de realizar a entrega dos Prêmios que atribuiu em 2009 a ilustres personalidades e instituições culturais.

Premiados 2004

Com este evento, num esforço consequente a aplicação de fortalecimento da presença da crítica de arte na realidade brasileira.

Notícias dos Prêmios por Ano

Premiados 2009

Premiados 2006

Premiados 2004

Premiados 2003

Premiados 2022

Premiados 2001

Premiados 2000

Pular para o conteúdo