PRÊMIO ABCA
Reconhecendo a contribuição para a cultura nacional de críticos, artistas, pesquisadores, instituições e personalidades atuantes na área das artes visuais, a ABCA instituiu, em 1978, com o patrocínio da FUNARTE, um Prêmio Anual, em formato de um troféu. Desde então, esse prêmio vem sendo distribuído a personalidades do meio artístico.
O troféu teve diferentes versões desde sua criação, sendo idealizado por artistas renomados. Todas as categorias de premiação possuem o nome de um crítico de reconhecida contribuição para a cultura e para as artes plásticas brasileiras.
Atualmente, além do troféu, a ABCA outorga destaques e homenagens especiais para personalidades do cenário das artes plásticas.
O Prêmio passou por alterações e acréscimos desde que foi instituído em 1978. Idealizado, inicialmente, para colocar em destaque o artista plástico, pouco depois foram definidas duas outras categorias. No ano de 2000 foram criadas quatro categorias e em 2003 mais duas. Os Destaques foram instituídos em 2000 e as Homenagens, em 2001, substituídos em 2022 pelos Destaques Regionais. Em 2022 ainda foram incluídas mais três categorias, todas contemplando as artes visuais. Hoje o Prêmio ABCA conta com 14 categorias, confira:
Prêmio Gonzaga Duque - (1978)
Destinado a crítico associado por sua atuação ou publicação de livro.
Prêmio Mário Pedrosa - (1978)
Destinado a artista contemporâneo.
Prêmio Ciccillo Matarazzo - (1978)
Destinado a personalidade atuante no meio artístico
Prêmio Mário de Andrade – (2000)
Destinado a crítico de arte, pela trajetória.
Prêmio Sérgio Milliet - (1991)
Destinado a um pesquisador (associado ou não), por trabalho de pesquisa publicado.
Prêmio Clarival do Prado Valladares - (2000)
Destinado a artista, pela trajetória.
Prêmio Maria Eugênia Franco - (2000)
Destinado a curadoria de exposições.
Prêmio Rodrigo Mello Franco de Andrade - (2000)
Destinado a instituição por sua programação.
Prêmio Antônio Bento - (2003)
Difusão das artes visuais na mídia.
Prêmio Paulo Mendes de Almeida - (2003)
Destinado à melhor exposição do ano.
Prêmio Emanuel Araújo - (2022)
Destinado ao reconhecimento de Coleção/Acervo/Conservação/ Documentação histórica
Prêmio Gilda de Melo e Souza - (2022)
Destinado ao reconhecimento de críticos/as, em início de carreira
Prêmio Yêdamaria (Yêda Maria Corrêa de Oliveira) - (2022)
Destinado à instituições, pessoas e projetos que promovam ações de impacto amplo em processos educativos e de mediação nos vários campos das artes, em espaços formais e não formais.
Destaques Regionais - (2022) - Norte, Nordeste, Centro- Oeste, Sul e Sudeste.
Destinado aos destaques de cada região do país
Critérios e Formas da Premiação
Os critérios e formas de premiação podem ser resumidos da seguinte forma: os prêmios são atribuídos por votação de todos os associados – em âmbito nacional – a partir das indicações que todo sócio pode enviar para discussão e aprovação da Diretoria.
Inicialmente se faz indicação através de um formulário online. Após a contabilização das indicações, a diretoria se reúne e delibera, tomando por base as indicações em termos numéricos.
Após essa deliberação, se faz nova consulta em formulário online, dessa vez para votação entre os indicados por categoria. Após a apuração, apresentada e aprovada em reunião de diretoria, os nomes são divulgados para a coletividade.
Livro dos prêmios da ABCA de 1978 a 2019
Uma noite para celebrar a Arte! Prêmio ABCA 2023 e 75 anos da ABCA!
Aconteceu, no último dia 14 de agosto de 2024 no SESC Vila Mariana em São Paulo, a solenidade de entrega do Prêmio ABCA 2023. solenidade de entrega do Prêmio ABCA 2023 acontecerá no próximo dia 14 de agosto de 2024, às 18:30h no Teatro do SESC Vila Mariana em São Paulo, SP.
Com a entrega de 18 prêmios no total e mais 4 homenagens a noite foi repleta de nomes que contribuem para as artes visuais em nosso país e cheia de emoções nos discursos e agradecimentos.
A ABCA – Associação Brasileira de Críticos de Arte aproveitou a ocasião também para celebrar os seus 75 anos de existência, completados no último dia 28 de junho.
Vídeo celebra o Prêmio ABCA 2023
Noite de celebração! Solenidade do Prêmio ABCA aconteceu no último dia 03 de outubro de 2023
A tradicional solenidade do Prêmio ABCA fez o seu retorno na última terça-feira, dia 03 de outubro de 2023.
Na ocasião, foram entregues os Prêmios referentes aos anos 2019 e 2022 que foram outorgados pela Associação Brasileira de Críticos de Arte. O Prêmio ABCA ficou paralisado em razão da pandemia de Covid-19 e os troféus de 2019 ainda não tinham sido entregues.
Premiados, familiares, amigos, a equipe do SESC e claro, a diretoria da ABCA e seu associados marcaram presença.
Retrospectiva Prêmio ABCA 2019 e 2022
Premiados por Ano
Premiados 2023
No ano de 2023, para além dos prêmios mencionados acima, a diretoria da ABCA reservou-se o direito de prestar 4 homenagens.
Premiados 2022
Em 2022, a premiação foi ampliada e agora o Prêmio ABCA contempla 13 categorias, incluindo ainda os destaques regionais, totalizando 18 prêmios.
Premiados 2019
A premiação anual contempla categorias que apontam os destaques do cenário das artes visuais que mais contribuíram para a cultura nacional em 2019.
Premiados 2018
Iniciamos nossa segunda gestão à frente da ABCA com a difícil e prazerosa tarefa de realizar a premiação de críticos, artistas e instituições.
Premiados 2017
Em 2022, a premiação foi ampliada e agora o Prêmio ABCA contempla 13 categorias, incluindo ainda os destaques regionais, totalizando 18 prêmios.
Premiados 2016
Contamos com os votos de 92 sócios, de diversas regiões do Brasil, o que dá um amplo respaldo e legitimidade aos seus resultados, que se amplia e se renova.
Premiados 2015
A diretoria da ABCA tem o prazer de iniciar suas atividades com a premiação dos destaques de 2015. Os homenageados foram indicados por votos dos associados.
Premiados 2014
Na história da ABCA, a tradição dos Prêmios constitui um capítulo importante.
Premiados 2013
O troféu da abca é uma criação do escultor Nicolas Vlavianos, grego de nascimento, há mais de 40 anos radicado no Brasil e integrado ao nosso meio artístico.
Premiados 2012
Na história da ABCA, a tradição dos prêmios constitui um capítulo importante, revelando a orientação do trabalho dos críticos de arte brasileiros.
Premiados 2011
A ABCA tem grande satisfação em realizar a cerimônia de entrega dos prêmios atribuídos, em 2011, a personalidade e instituições do mundo artístico.
Premiados 2009
A ABCA tem a satisfação de realizar a entrega dos Prêmios que atribuiu em 2009 a ilustres personalidades e instituições culturais.
Premiados 2004
Com este evento, num esforço consequente a aplicação de fortalecimento da presença da crítica de arte na realidade brasileira.