ARTE & CRÍTICA

A arte e a vida

Resumo: o artigo aborda os apontamentos de leitura do livro O mítico e o político na obra de Humberto Espíndola, escrito pela crítica de Mariza Bertoli, que celebra os 80 anos de vida e 50 de percurso estético do artista visual Humberto Espíndola. Acima de tudo, o texto aborda a dedicação à pesquisa no campo da história e das artes visuais.

Palavras-chave: artes visuais, arte brasileira, Humberto Espíndola, Mariza Bertoli

Abstract: the article addresses reading notes from the book O mítico e o político na obra de Humberto Espíndola, written by critic Mariza Bertoli, which celebrates the 80 years of life and 50 years of the aesthetic journey of the visual artist Humberto Espíndola. Above all, the text addresses dedication to research in the field of history and visual arts.

Keywords: visual arts, Brazilian art, Humberto Espíndola, Mariza Bertoli

BIO

Alecsandra Matias de Oliveira

Doutora em Artes Visuais (ECA USP). Pós-doutorado em Artes Visuais (UNESP). Curadora independente. Professora do CELACC (ECA USP). Pesquisadora do Centro Mario Schenberg de Documentação e Pesquisa em Artes (ECA USP). Membro da Associação Internacional de Crítica de Arte (AICA). Editora da Revista Arte&Crítica, articulista do Jornal da USP e colaboradora da Revista DasArtes. Autora dos livros Schenberg: Crítica e Criação (EDUSP, 2011) e Memória da Resistência (MCSP, 2022).

Pular para o conteúdo