JORNADA ABCA 2023

09 e 10 de novembro de 2023
Museu da Escola Catarinense da UDESC – MESC/UDESC 

09 de novembro (quinta-feira)

14h00 | Mesa de Abertura

Boas-vindas e Apresentação do Instituto e da Coleção Collaço Paulo

Profa. Dra. Sandra Makowiecky
Docente PPGAV-UDESC/Coordenadora MESC

Profa. Dra. Mara Rúbia Sant’Anna
Coordenadora PPGAV-UDESC

Dra. Francine Goudel
Curadora-chefe Instituto Collaço Paulo

Néri Pedroso
Produção de Conteúdo e Comunicação Instituto Collaço Paulo

Dr. Marcelo Collaço Paulo
Diretor-presidente Instituto Collaço Paulo


 14h30 | Conferência de abertura

O Percurso da Paisagem: Instituto Collaço Paulo, uma fonte de estudos

Prof. Dr. Carlos Terra
Docente UFRJ

Mediação de Profa. Dra. Sandra Makowiecky


16h00 | Intervalo


16h30 | Mesa-redonda 1

Abertura à Coleção Collaço Paulo

Camilla de Aquino Mio:
– “Pedro Weingärtner: Crônicas e detalhes para além do picadeiro”

Mara Rúbia Sant’Anna:
– “Victor Meirelles, Pettorina em Vermelho”

Mediação de Beatriz Goudard


17h30 | Intervalo


18h00 | Mesa-redonda 2

Visões sobre Martinho de Haro da Coleção Collaço Paulo

Fred Stapazzoli:
– “O Banquete de Martinho: tintas universais em pinceladas locais”

Rafael Costa Geremias:
– “Martinho de Haro: Composição Barco no cais, Pequeno porto, Embarque e Barcos”

Francielen Vieira Meurer:
– “Martinho de Haro e o patrimônio imaterial de Florianópolis”

Mediação de Danielle Benício


19h15 | Intervalo 


19h15 | Lançamento do livro


Passado-presente em obras tridimensionais: uma história da arte de Santa Catarina.

Org. Sandra Makowiecky e Luana M. Wedekin


10 de novembro (sexta-feira)

09h00 | Mesa-redonda 3

Miradas da virada do século na Coleção Collaço Paulo

Renne J. Turibio Evangelista:
– “A obra ‘Dama na Rede’, de Aurélio de
Figueiredo: uma análise do detalhe (1895)”

Daniela Queiroz Campos:
– “Rodolfo de Amoedo: uma Euterpe entre borboletas e drapearias (1889)”

Luana M. Wedekin:
– “São Francisco, Narciso ou Fauno? Uma estranha iconografia em obra de Belmiro de Almeida da Coleção Collaço Paulo (1925)”

Mediação de Isadora Cunha Caldas


10h30 | Intervalo


10h50 | Mesa redonda 4

Gêneros artísticos na Coleção Collaço Paulo

Luciane Ruschel Nascimento Garcez:
– “Estêvão Silva, Oferecendo a nação: natureza-morta na Exposição Universal de 1889”

Cibele Ribeiro:
– “Martinho de Haro e o gênero da Natureza-Morta”

Julia Charão Otero:
– “Marques Júnior. No Espelho (1921)”

Mediação Renne Turibio


12h20 | Intervalo


14h00 | Mesa-redonda 5

Diversidades na Coleção Collaço Paulo

Alice Viana Bononi,
– “Sebastião Fernandes, S/ Título (c. 1890)”

Ana Carolina Campos França,
– “Pedro Perez. Tomando a Lição (1895)”

Korina Mendes:
– “Cerâmica, paisagem e utopia: saber ver Florianópolis, através das obras de Martinho de Haro”

Emiliana Pagalday:
– “Arte e educação: O educativo na exposição de Martinho de Haro”

Mediação de Fred Stapazzoli


15h30 | Intervalo


16h00 | Conferência final

Xavier das Conchas chega à Santa Catarina pela Coleção Collaço Paulo

Profa. Dra. Sandra Makowiecky

Mediação de Luana M. Wedekin

18h | Encerramento
Sandra Makowiecky (SC) , Carlos Terra (RJ), Lisbeth Rebollo Gonçalves (SP) e Ivair Reinaldim (RJ)

Tudo se deseja ver:

Mergulhos na Coleção Collaço Paulo

Luana M. Wedekin, Sandra Makowiecky ( organizadoras)

O Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), o Instituto Collaço Paulo – Centro de Artes e Educação, o Museu da Escola Catarinense (Mesc) e a Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) uniram-se para realizar, no Mesc, em Florianópolis (SC), nos dias 9 e 10 de novembro de 2023, o seminário “Tudo se Deseja Ver – Mergulhos na Coleção Collaço Paulo”. A agenda previu também o lançamento do livro “Passado-presente em Obras Tridimensionais: Uma História da Arte de Santa Catarina”, organizado por Sandra Makowiecky e Luana M. Wedekin. A participação foi aberta ao público interessado. Da parceria, surge essa publicação, a primeira realizada envolvendo pesquisas de alunos e professores do programa de pós-graduação da Udesc e o Instituto Collaço Paulo.

Dados Internacionais de Catalogação e Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil

Tudo se deseja ver : mergulhos na coleção Collaço Paulo /
organização Luana Maribeli. Wedekin ,Sandra Makowiecky. — Florianópolis, SC : Editora AAESC, 2024.

Vários autores. ISBN 978-65-88730-21-8


Tudo se deseja ver: Mergulhos na Coleção Collaço Paulo

Pesquisa expande o sentido de uma coleção

Equipe do Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação

O Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), o Instituto Collaço Paulo – Centro de Artes e Educação, o Museu da Escola Catarinense (Mesc) e a Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) uniram-se para realizar, no Mesc, em Florianópolis (SC), nos dias 9 e 10 de novembro de 2023, o seminário “Tudo se Deseja Ver – Mergulhos na Coleção Collaço Paulo”. A agenda previu também o lançamento do livro “Passado-presente em Obras Tridimensionais: Uma História da Arte de Santa Catarina”, organizado por Sandra Makowiecky e Luana M. Wedekin. A participação foi aberta ao público interessado. Da parceria, surge essa publicação, a primeira realizada envolvendo pesquisas de alunos e professores do programa de pós-graduação da Udesc e o Instituto Collaço Paulo.

A iniciativa consistiu em uma densa  programação, com  conferência  do professor doutor Carlos Terra, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), estudioso do tema da paisagem nos séculos XIX e XX na arte brasileira.

A ocasião previu 17 comunicações baseadas em artigos escritos por pesquisadores do Grupo de Pesquisa História da Arte: Imagem-Acontecimento e estudantes do programa de pós-graduação da Udesc. 

A apresentação e os artigos são os trabalhos que adotaram como objeto obras da Coleção Collaço Paulo, especificamente as exibidas nas duas exposições realizadas no Instituto Collaço Paulo “Mais Humano: Arte no Brasil de 1850 -1930” e “Martinho de Haro: Indivisível Substância”. Os textos articulam conceitos e autores caros para a linha de pesquisa em teoria e história da arte do PPGAV. A reunião desses artigos resultou em um e-book e um livro impresso.

Além de 19 artigos assinados pelos pesquisadores alunos e professores, em busca de contextualizações, o livro agrega um artigo de Francine Goudel, curadora-chefe do Instituto Collaço Paulo, que relata as idealizações das duas mostras realizadas em momento inaugural da instituição criada em 2022 justo para dar acesso à Coleção Collaço Paulo para fins de pesquisa. Para situar os leitores, há também um perfil biográfico de Marcelo Collaço Paulo, diretor-presidente do instituto. Distanciado de interesses personalistas, na condição de um porta-voz do casal de colecionadores, o texto da jornalista Néri Pedroso traz a gênese desta reunião de obras iniciada há 40 anos e, procura, enfim, ampliar a compreensão de que as coleções integram o complexo sistema de arte.

A experiência entre a Universidade do Estado de Santa Catarina e o Instituto Collaço Paulo se traduz em dividendos que dão sentido aos compromissos sociais das duas instituições e ajudam no campo didático-pedagógico, no caso dos alunos pesquisadores, a sedimentar carreiras acadêmicas. O livro impresso se expande agora em busca de novos interessados, leitores que certamente poderão ampliar pesquisas ou se deleitar com a grandeza das artes visuais.

Pular para o conteúdo