JORNADA ABCA 2019 SÍNTESE DAS ARTES: MEMÓRIA E ATUALIDADE
Apresentação
Ao realizar a Jornada 2019 em comemoração dos 70 anos de sua fundação, em 1949, e dos 50 anos do Congresso Internacional Extraordinário de Críticos de Arte de 1959, nossa Associação busca resgatar a memória destes dois momentos fundamentais de sua história. Realizar a Jornada em Brasília foi decisão rememorativa e, ao mesmo tempo, marco na busca de articulação das diferentes regiões do País que se desenvolve em nossa gestão. A presidência da regional Centro Oeste foi responsável pela coordenação deste evento que reuniu importantes pesquisadores nacionais e internacionais.
Em 2019, a Jornada ABCA consolida sua vocação para a produção de conhecimento, tal como pressupõe a dimensão ética do trabalho crítico, projeto que vem sendo defendido desde sua criação como uma das primeiras seções internacionais da Associação Internacional de Críticos de Arte, AICA, fundada com apoio da Unesco em 1948. Destaca-se também que o tema
central da Jornada 2019, Síntese das artes: memória e atualidade, abrange a pesquisa e a reflexão interdisciplinares que marcaram o Congresso Internacional Extraordinário da AICA em 1959. Para a realização do evento em Brasília contamos com a parceria do Programa de Pós-Graduação Estudos Comparados sobre as Américas (PPG-ECsA/UnB), e com a presença de pesquisadores convidados que atuam nas áreas de Antropologia, Arquitetura, Artes, Educação, Filosofia, História, Museologia e Sociologia, entre outras.
O objeto central das discussões propostas para este ano é a atualização dos temas apresentados em 1959, tendo em vista que “atualizar” não implica na renúncia à pertinência histórica do contexto de produção do projeto de Brasília, mas sim situar sua relevância em relação à condição atual da cidade. Seja como metrópole cuja ocupação extrapolou as previsões iniciais, seja como laboratório de experimentação das utopias modernistas, seja como centro de integração geopolítica, Brasília pode ser analisada sob lentes diferenciadas, em diferentes campos disciplinares.