AÇÕES E BENEFÍCIOS
A ABCA – Associação Brasileira de Críticos de Arte tem como meta promover a aproximação e o intercâmbio entre os profissionais que atuam na área da crítica de arte e incentivar a pesquisa e a reflexão no domínio das disciplinas significativas para o campo das artes visuais. Nesse sentido, a ABCA desenvolve diversas ações e projetos, conheça alguns deles e como você, associado, pode fazer parte:
1. A PRÁTICA CRÍTICA
Nos seus estatutos, a ABCA apresenta-se como “uma sociedade civil, cultural, autônoma e não lucrativa” e tem como finalidade “reunir os críticos de artes visuais, aí amplamente incluídos os profissionais da crítica de arte, pesquisadores, historiadores, teóricos, ensaístas, jornalistas, jornalistas culturais e professores de história da arte e de estética, brasileiros ou domiciliados no Brasil”. Seus associados recebem um reconhecimento profissional, participando como membros de uma entidade representativa de sua categoria e dispondo de “carteira de imprensa” que lhes dá acesso gratuito a todos os museus de arte no território nacional, para melhor desenvolverem seu trabalho crítico.
2. FILIAÇÃO À AICA
A ABCA tem seu surgimento ligado à Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA), fundada em 1948, em Paris, como uma ONG. Surgiu no âmbito das primeiras atividades da UNESCO, criada em 1945, sob o impacto do final da segunda guerra mundial. Nela, afirmava- se a cultura como um ideal para a reconstrução de novos tempos, com atitudes mais compreensivas em relação às diferenças entre os povos e a procura de uma realidade mais humanitária no mundo. A AICA, como entidade internacional, incentivou a criação de mais de setenta associações nacionais, ao longo de sua existência, promovendo a aproximação de diferentes culturas e perspectivas estéticas. Os associados da ABCA também podem integrar a AICA. Todos os anos, a ABCA lança a chamada para novos candidatos e os encaminha para a AICA. Ser associado da AICA implica em ter uma carteira de “press“, que facilita acesso aos museus e instituições.
Rua Domingos Cordeiro, 76 – Morumbi – 05688-070 – São Paulo – SP – Fone: (11) 3742.3195 – E-mail: abca.art.br@gmail.com
ABCA – Associação Brasileira de Críticos de Arte AICA – seção Brasil culturais no exterior, como benefício adicional.
Conheça mais sobre a AICA: https://aicainternational.news/
3. ABCA INFORMA
O ABCInforma é a aba de comunicação no site da ABCA. Ali são disponibilizadas notícias, notas, divulgação de eventos e ações em geral, de seus associados. Com isso oferece visibilidade nacional a essas atividades, fomentando interpelações e conexões entre eles e com o público em geral. Para ter esta divulgado, basta, enviar um e-mail com os dados e uma imagem para: abcainforma@gmail.com
Acesse e conheça: https://abca.art.br/abca-informa/
4. REDES SOCIAIS
A ABCA também está presente nas redes sociais Instagram e Facebook. Com um contato direto com o público em geral, divulga as comunicações do ABCAInforma bem como as diversas atividades da Associação, como a chamada de novos sócios, a Jornada ABCA, os textos do Jornal Arte & Crítica, etc.
Instagram: https://www.instagram.com/abca.oficial/
Facebook: https://www.facebook.com/abca.arte
5. REVISTA ARTE & CRÍTICA
A revista da ABCA, com quatro edições ao ano (março, junho, setembro e dezembro) apresenta a produção reflexiva de seus associados, em artigos e ensaios, contando com uma seção internacional para a participação de membros da AICA de outros países. Todo associado pode enviar material para publicação na Revista, que conta com ISSN, caracterizando-se como um periódico científico. Antes denominada Jornal Arte & Crítica, a partir de 2022 passou a ser a Revista Arte & Crítica.
Confira as edições anteriores: https://abca.art.br/jornal-arte-critica
Rua Domingos Cordeiro, 76 – Morumbi – 05688-070 – São Paulo – SP – Fone: 3742.3195 – E-mail: abca.art.br@gmail.com
ABCA – Associação Brasileira de Críticos de Arte AICA – Seção Brasil
6. JORNADA ABCA
Todos os anos, a ABCA lança a sua Jornada, sempre com um tema específico do momento. O evento conta com palestras, apresentação de comunicações, apresentações artísticas, entre outras atividades. Os anais das Jornadas, publicados sob a forma de e-book, estão disponíveis no site da Associação.
Confira mais informações:
https://abca.art.br/jornada-abca-2021/
7. SELO EDITORIAL ABCA
A ABCA tem o seu próprio selo editorial, garantindo respeitabilidade a publicação de livros, e-books e anais de evento.
Confira alguns e-books que a ABCA tem disponíveis para download e leitura online: https://abca.art.br/ebooks/
8. PRÊMIO ABCA
Anualmente, a ABCA realiza a premiação de pessoas e instituições de destaque na cena nacional, todos os associados são chamados a contribuir com indicações de nomes e votação dos indicados ao prêmio, que celebra a construção do conhecimento e difusão das artes visuais no País.
Desde 1978, a ABCA conta com uma premiação que envolve diversas categorias.
Prêmio Gonzaga Duque – crítico associado, pela sua atuação no ano.
Prêmio Mário Pedrosa – artista contemporâneo com destaque no ano.
Prêmio Sérgio Milliet – livro individual, resultante de trabalho de pesquisa publicado de um pesquisador (associado ou não).
Prêmio Ciccillo Matarazzo – personalidade atuante no meio artístico.
Prêmio Mário de Andrade – crítico de arte, pela trajetória.
Prêmio Clarival do Prado Valladares – artista, pela trajetória.
Prêmio Maria Eugênia Franco – curadoria de exposição no ano.
Prêmio Rodrigo Mello Franco de Andrade – instituição por sua programação no ano.
Prêmio Antônio Bento – difusão das artes visuais na mídia.
Prêmio Paulo Mendes de Almeida – melhor exposição do ano Destaques e Homenagens.
Prêmio Emanuel Araujo – destinado ao reconhecimento de Coleção/Acervo/Conservação/Documentação histórica
Prêmio Gilda de Melo e Souza – destinado ao reconhecimento de críticos/as, em início de carreira, independentemente da idade, por sua produção, ou engajamento em projetos inovadores de divulgação da crítica de arte.
Prêmio Yêdamaria (Yêda Maria Corrêa de Oliveira) – destinado à instituições, pessoas e projetos que promovam ações de impacto amplo em processos educativos e de mediação nos vários campos das artes, em espaços formais e não formais.
Destaques Regionais – destinado aos destaques de cada região do país.