Seminário em Florianópolis valoriza a Coleção Collaço Paulo


O Instituto Collaço Paulo – Centro de Artes e Educação, o Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com o apoio da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Museu da Escola Catarinense (Mesc), promovem nos dias 10 e 11 de junho, no auditório do Mesc, em Florianópolis (SC), a segunda edição do  Seminário Tudo se Deseja Ver: Mergulhos na Coleção Collaço Paulo. A iniciativa oferece reflexão e produção de pensamento em torno do acervo do casal de colecionadores, exposto por ocasião da mostra “Etérea”, realizada no instituto entre dezembro de 2023 e setembro de 2024. Em cerca de mais de cem peças, a curadoria de Francine Goudel transita entre os mistérios das concepções e narrativas atreladas à fé, ao sagrado, profano e devocional.

Organizado pelas professoras Sandra Makowiecky e Luana Wedekin, e pela linha de teoria e história da arte do PPGAV, que conta com as professoras Danielle Benício, Alice Viana Bononi e Beatriz Goudard, o seminário prevê uma palestra de abertura, cinco mesas-redondas e uma conferência de fechamento. No conjunto, na composição das mesas e temas, está prevista a participação de 18 pessoas. A abertura sob a responsabilidade de Makowiecky, tem a presença de Danielle Rocha Benício, que fala em nome do PPGAV da Udesc, e de duas representações do Instituto Collaço Paulo, Marcelo Collaço Paulo, diretor-presidente, e de Néri Pedroso, jornalista responsável pela produção de conteúdo e comunicação. Logo após, Francine Goudel aborda os critérios adotados no conceito curatorial de “Etérea”.

Os autores selecionaram obras da mostra para analisar sob diferentes perspectivas da teoria e da história da arte, em busca de novas associações e interpretações. “O evento, voltado ao público acadêmico, também recebe outros interessados em artes visuais. Mais um marco na produção de conhecimento sobre a coleção que, aos poucos tem se tornado acessível nas exposições no instituto, inclusive com trabalhos que ainda não haviam recebido a atenção de estudiosos e especialistas, é uma oportunidade de conhecer pinturas, esculturas, gravuras através de um closer look, um olhar demorado, para seus aspectos propriamente visuais, os elementos de seu contexto histórico, dados sobre os artistas, os estilos artísticos em interlocução com conceitos de teoria e história da arte, também em confluência com outras áreas como a psicanálise, a literatura, a filosofia”, situa Wedekin.

“Visões de Arte Cusquenha”, “Mulheres Nada Etéreas: Heroínas e Santas”, “Alteridades Materiais e Imateriais”, “Devoções Contemporâneas” e “Persistência do Evangelho” são os temas das cinco mesas-redondas que reúnem Alice Bonomi, Ana Lucia Beck, Beatriz Goudard, Cibele Ribeiro, Daiana Schvartz, Daniela Queiroz Campo, Danielle Benício, Fred Stapazzoli Jr., Joana Amarante, Luana Wedekin, Luciane Garcez, Mikael Miziescki e Rafael Geremias. Wedekin, Beck, Benício, Stapazzoli Jr. assumem as mediações que também contam com Francine Goudel e Luís Fernando Albalustro.

A palestra de abertura “A Hora do Milho, Pedro Weingartner, c. 1890”, de Camilla Aquino Mio, é a única abordagem deste seminário que não está relacionada à mostra “Etérea”. A palestrante torna-se mestra em artes visuais, pela linha de teoria e história da arte da Udesc com a dissertação “Entre Crônicas e Detalhes: Pedro Weingartner na Coleção Collaço Paulo”. Além de bacharel em história – memória e imagem (2020), tem estudos em publicidade e propaganda (2012), com especializações em história social da arte (2015) e metodologia do ensino em artes (2020). A experiência profissional em produção de conteúdo didático em história e artes, gestão de acervos e pesquisa histórica, fotografia, edição e captação audiovisual. No próximo semestre, ela começa um doutorado na Udesc.

A crítica de arte Sandra Makowiecky faz a conferência de encerramento, quando aborda “Os Retábulos de André Gonçalves (1685–1762), Portugal: Sagrada Família, c. 1740 e Santo Agostinho, c. 1740”. Referência brasileira nos estudos sobre artes visuais, ela tem vasto currículo, inúmeros livros publicados, uma atuação institucional que inclui, entre muitas gestões, a presidência da ABCA. Atualmente coordena o projeto A.Galeria, no Passeio Cultural Primavera.

A exemplo do primeiro encontro em novembro de 2023, esse também resultará em uma publicação. O livro “Tudo se Deseja Ver – Mergulhos na Coleção Collaço Paulo” (Aaesc), lançado em março, com organização de Makowiecky e Wedekin, reúne 21 artigos derivados do seminário, após o acesso da academia à Coleção Collaço Paulo, difundida pelo Instituto Collaço Paulo por meio de duas mostras específicas: “Mais Humano: Arte no Brasil de 1850-1930” e “Indivisível Substância – Martinho de Haro de Florianópolis”.

Serviço

O quê: Seminário Tudo se Deseja Ver: Mergulhos na Coleção Collaço Paulo – 2ª edição ou

Quando: 10 e 11.6.2025; ter., 13h30 às 18h; qua., 9h às 12h, 14h às18h

Onde: Museu da Escola Catarinense (Mesc), rua Saldanha Marinho, 196, Centro, Florianópolis (SC)

Quanto: gratuito

Saiba Mais

www.institutocollacopaulo.com.br

@institutocollacopaulo

educativo@institutocollacopaulo.com.br

Teaser 2024 Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação

Realização

Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação e Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)

Apoio

Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Museu da Escola Catarinense (Mesc)

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