Fotos: Divulgação
Divulgamos a abertura de exposição com a curadoria de nossa associada Francine Goudel — A Coleção Collaço Paulo abre-se, mais uma vez, para produzir interrogações e surpresas. A partir de um conjunto de artefatos indígenas, mapas e 48 obras artísticas de diferentes períodos e materialidades, a sexta exposição oferecida pelo Instituto Collaço Paulo – Centro de Artes e Educação, desde o ano de sua criação em 2022, convida os visitantes a conhecer trabalhos icônicos e inéditos, representativos da história da arte internacional, brasileira e de Santa Catarina. “Sintomas do Agora”, o conceito curatorial de Francine Goudel, de modo transversal, estabelece atravessamentos e possibilita ampla reflexão sobre a arte, a história e o tempo.
Em associação de imagens e temas, as obras incorporadas ao longo dos anos pelos colecionadores são articuladas para estimular sensibilização sobre as emergências da contemporaneidade. O novo recorte da curadora mistura culturas e territórios, o passado e o presente, associa linguagens, discorre sobre a existência humana nas tessituras do social, do ambiental, do econômico e do cultural. Sem nenhuma tese acadêmica ou científica, só sob o estatuto da atualidade, em uma voltagem específica, põe a pensar sobre as relações de poder e domínio, as urgências climáticas, a cidadania e o multiculturalismo. Entre outros trabalhos, os de Anna Bella Geiger, Guignard (1896-1962), Maria Martins (1894-1973), Miguel Afa, Renata Leoa, Tomie Ohtake (1913-2015) e Paulo Gaiad (1953-2016), cada um à sua maneira, capturam traços visíveis e invisíveis de um panorama global em veloz transformação.
SERVIÇO:
Exposição: “Sintomas do Agora”, curadoria de Francine Goudel
DE 15.5 a 14.11.2025; seg. a sáb., 13h30 às 18h30
Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, rua Des. Pedro Silva, 2.568, bairro Coqueiros, Florianópolis (SC), tel.: (48) 3025-4058
Entrada gratuita
www.institutocollacopaulo.com.br
@institutocollacopaulo
educativo@institutocollacopaulo.com.br