Carlos Perktold
ABCA/Minas Gerais
Resumo: É imperativo que todo brasileiro de bom gosto e com um verniz cultural conheça a Vila Rica dos inconfidentes e de Guignard. Foi a propósito desse pintor que resolvi visitar outra vez a cidade em mês de inverno úmido e uma cor indefinível e linda estampada nos casarões a cobrir de alegria qualquer ser sensível. Lá pelas “cinco de la tarde” o sol “bate” nas montanhas que a rodeiam e, agindo como se fosse um rebatedor fotográfico, cobre a cidade com uma luz suave que deixará o leitor apaixonado como ela fez com o velho artista.
Palavras-chave: Alberto da Veiga Guignard, Ouro Preto, Vila Rica, Museu Casa Guignard
Abstract: It is essential that every Brazilian with good taste and cultural veneer knows the Vila Rica of the inconfidentes and Guignard. It was because of this painter that I decided to visit the city again in a humid winter month and with an indefinable and beautiful color printed on the mansions, filling any sensitive being with joy. Around “five o’clock” the sun “hits” the mountains that surround it and, acting as if it were a photographic security guard, covers the city with a soft light that will leave the reader in love as it did with the ancient artist.
Keywords: Alberto da Veiga Guignard, Ouro Preto, Vila Rica, Guignard House Museum.
BIO
Carlos Perktold
Integra a ABCA, AICA e o IHGMG. Graduado em Direito e Psicologia, exerce a psicanálise em Belo Horizonte. É especialista em História da Cultura Geral e da Arte pela UFMG. Integra o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais. Foi agraciado com a Medalha da Inconfidência, Medalha de Honra da Inconfidência e Medalha Santos Dumont pelo governo de Minas e com a Medalha João Pinheiro pelo IHGMG. É autor de Ensaios de pintura e de psicanálise (2002), Caixa de Ferramentas (2003), A Cultura da Confiança ou a História do Crédito no Brasil (2008).