Janaina Barros e Wagner Leite Viana
ABCA/Minas Gerais
Resumo: Este artigo, escrito inicialmente para o contexto da mostra “I Rise – I’m a Black Ocean, Leaping and Wide” da artista visual Sonia Gomes, no Museum Frieder Burda, em 2019, tem o interesse de discutir os entrelaçamentos das referências de criação constituídas em diferentes camadas de narrativas. Neste sentido, na escrita sobre a artista, inter-relacionam-se um olhar realizado por artistas relativo a uma produção. A leitura sobre a obra da artista que esteve na mostra parte dos indícios do ato criador na urdidura de materiais têxteis na composição de objetos tridimensionais, numa possível trama de relações macroestruturais como organismos sociais e formas comunitárias que são ativadas por diferentes camadas de memórias individuais e coletivas entrelaçadas à experiência social.
Palavras-chave: arte contemporânea de autoria negra, Sonia Gomes, arte têxtil, performatividades, epistemologias de criação
Abstract: This article, initially written for the context of the exhibition “I Rise – I’m a Black Ocean, Leaping and Wide” by visual artist Sonia Gomes, at the Frieder Burda Museum in 2019, aims to discuss the intertwining of creative references constituted in different layers of narratives. In this sense, in writing about the artist, a perspective assumed by the artists regarding a production is interrelated. The reading of the artist’s work that was presented in the exhibition starts from the evidence of the creative act in the warp of textile materials in the composition of three-dimensional objects in a possible web of macrostructural relations as social organisms and community forms that are activated by different layers of individual and collective memories intertwined with social experience.
Keywords: contemporary art by black authors, Sonia Gomes, textile art, performativities, epistemologies of creation
BIO
Janaína Barros
Artista visual, pesquisadora, curadora, crítica de arte, professora adjunta do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo. Pós-doutorado, bolsa CAPES PNPD 2018-2020, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua na área de Teoria, Crítica e História da Arte. Membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA).
Wagner Leite Viana
Artista visual de origem familiar quilombola das comunidades Fidelão e Lagoa do Tanque, na cidade Capoeiras (PE), remanescente do Quilombo de Palmares. Curador educativo, crítico de arte e professor adjunto do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutorado em Poéticas Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Atua na área de Educação, com ênfase em Práticas de Educação, Processos Artísticos e Curadoria, Educação para as relações étnico-raciais e Educação ambiental. Membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA).