Annateresa Fabris
ABCA/SÃO PAULO
Resumo: O artigo analisa a construção pública da figura de Anita Malfatti como vítima/mártir da causa modernista. A imagem de uma mulher frágil e extremamente sensível é posta em xeque pela correspondência com Mário de Andrade, que revela uma personalidade decidida na defesa de suas ideias artísticas, em nítido contraste com o projeto expressionista do amigo íntimo.
Palavras-chave: Anita Malfatti; Mário de Andrade; modernismo; expressionismo; historiografia
Abstract: This paper analyses the public construction of the figure of Anita Malfatti as a victim/martyr of the modernist cause. The analysis of the correspondence with Mário de Andrade contradicts the image of a fragile and extremely sensitive woman. In her letters Malfatti displays a resolute personality in the defense of her ideas about art in a vivid contrast with the expressionist project of her close friend.
Keywords: Anita Malfatti; Mário de Andrade; modernism; expressionism; historiography
BIO
Annateresa Fabris
Crítica de arte e professora titular aposentada da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Publicou diversos livros sobre arte moderna e contemporânea. Entre suas últimas publicações, destacam-se A fotografia e a crise da modernidade (2015), Fotografía y artes visuales (2017) e Realidade e ficção na fotografia latino-americana (2021). Integra a Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) e a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA).