ARTE & CRÍTICA

Flávio Cerqueira: memórias, referências e ficções

Resumo: Neste ensaio visual, observa-se a produção escultórica de Flávio Cerqueira (São Paulo, 1983) a partir de três chaves de leitura: as memórias, as referências e as ficções. Nessa jornada, quatro obras são evocadas com mais ênfase: Foi assim que me ensinaram (2011), Se precisar, conto outra vez (2016), Em memória de mim (2017) e Uma palavra que não seja esperar (2018). Ressalte-se, ainda neste exercício, que os eixos de interpretação perpassam as motivações, os modos de produção, os materiais e as técnicas do artista – todos aqueles elementos aplicados a essas e às demais obras de sua criação.

Palavras-chave: Flávio Cerqueira; ensaio visual; artes visuais

Abstract: In this visual essay, we observe the sculptural production of Flávio Cerqueira (São Paulo, 1983) from three perspectives: memories, references and fictions. In this journey, four works are evoked with greater emphasis: That’s how they taught me (2011), If I need to tell you again (2016), In memory of me (2017) and A word that is not waiting (2018). It is also worth highlighting in this exercise that the axes of interpretation permeate the artist’s motivations, production methods, materials and techniques – all elements applied to these and other works of his creation.

Keywords: Flávio Cerqueira; visual essay; visual arts

BIO

Flávio Cerqueira

Nasceu em 1983, em São Paulo, Brasil, onde vive e trabalha. É mestre em Artes Visuais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2018. Atualmente é doutorando em Artes Visuais também na UNESP. Trabalha com os processos tradicionais de fundição em bronze e tem a figura humana como protagonista de sua poética. Ao longo de sua trajetória, Cerqueira participou de inúmeras exposições coletivas e individuais no Brasil e no exterior. Suas obras podem ser encontradas em importantes coleções, como o Instituto Inhotim, o Museu de Arte de São Paulo (MASP), a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Museu Afro Brasil e o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP).

Alecsandra Matias de Oliveira

Nasceu em 1972, em São Paulo, onde vive e trabalha. Doutora em Artes Visuais (ECA USP). Pós-doutorado em Artes Visuais (UNESP). Curadora independente. Professora da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Pesquisadora do Centro Mario Schenberg de Documentação e Pesquisa em Artes (ECA USP). Especialista em Cooperação e Extensão Universitária no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP). Membro da Associação Internacional de Crítica de Arte (AICA). Articulista do Jornal da USP, editora da Revista Arte & Crítica e colaboradora da DasArtes. Autora dos livros Schenberg: crítica e criação (EDUSP, 2011) e Memória da Resistência (MCSP, 2022).

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