imagem: Divulgação
O Centro Cultural da UFG inaugura, no dia 27 de março de 2025, às 19h, a exposição AINDA A PINTURA, individual de Telma Alves, uma das mais importantes artistas da cena contemporânea goiana. Com curadoria do professor e crítico de arte Paulo Duarte-Feitoza, a mostra apresenta um conjunto de pinturas recentes da artista, reafirmando a vitalidade de sua obra e sua contínua investigação no campo da pintura.
A exposição permanece em cartaz até o dia 30 de abril de 2025, ocupando as galerias 1 e 2 do CCUFG, e integra a programação comemorativa dos 15 anos do Centro Cultural da UFG.
Uma trajetória dedicada à pintura
Nascida em 1946, em Morrinhos (GO), Telma Alves vive e trabalha em Goiânia. Autodidata, sua formação artística começou nos anos 1990, quando passou a frequentar ateliês e cursos com nomes importantes, como Aguinaldo Coelho, Maria Tereza Louro, Mônica Sartori, Marcos Lontra e Herculano. Desde então, construiu uma sólida carreira com participações em exposições individuais e coletivas em instituições como Galeria SESC Paulista (SP), Galeria Referência (DF), Itaú Cultural (GO), Funarte (DF), Museu de Arte Contemporânea de Goiânia (MAC-GO), Fundação Jaime Câmara, Museu de Arte de Goiânia e Galeria Potrich.
Ao longo dos anos, Telma consolidou uma linguagem pictórica singular, explorando relações entre cor, textura e composição, em obras que transitam entre gestos expressivos e estruturas sutis. Sua produção recente, apresentada em AINDA A PINTURA, evidencia essa maturidade artística e a potência de sua abordagem na abstração.
A força da cor e do gesto
Segundo o curador Paulo Duarte-Feitoza, a exposição está organizada em dois grandes eixos: “um deles centrado nos trabalhos em preto, branco e variações de cinza, e outro no qual a explosão de cores se aparece e se afirma”.
Para o curador, a relevância de Telma Alves na pintura goiana vai além de sua produção individual: “Quando se pensa a história da pintura em Goiás, Telma Alves ocupa um lugar singular. Sua trajetória é marcada por uma inquietação constante, uma pesquisa que não se esgota, mas se reinventa a cada nova série de trabalhos”.
Celebrando 35 anos de carreira, a artista reafirma sua pintura como um campo de experimentação e reflexão, ampliando os diálogos entre gesto e matéria. “Para quem já
conhece seu trabalho anterior, será uma surpresa perceber como, mesmo após mais de três décadas de carreira, Telma continua nos desafiando com sua pintura. Ela ainda tem muito a dizer”, destaca o curador.
SERVIÇO
Local: Centro Cultural da UFG – Av. Universitária, 1.533 – St. Universitário – Goiânia/GO
🖼 Abertura: 27 de março de 2025, às 19h
Período de visitação: 28/03 a 30/04/2025
🕰 Horários: terça a sexta das 10h às 18h e sábados das 9h às 13h
🎟 Entrada gratuita