ARTE & CRÍTICA

“Sacilotto Contemporâneo: Cor, Movimento e Partilha” no MAC USP. Em outras interpretações e sob novas luzes

Resumo: O objetivo do artigo é discutir a produção do artista Luiz Sacilotto, a partir de hipóteses levantadas pela mostra “Sacilotto Contemporâneo: Cor, Movimento e Partilha”, em cartaz entre setembro de 2024 e fevereiro de 2025, no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo – MAC USP, com curadoria de Ana Avelar e co-curadoria de Renata Rocco. Sacilotto é frequentemente pesquisado pela presença no grupo Ruptura, sendo lido em cotejamento com os demais artistas que integraram o coletivo. Na exposição, procura-se jogar luz sobre aspectos menos conhecidos da produção do artista, a saber: sua produção após 1970, a relação com a Arte-Op e suas ideias acerca dessa tendência como continuidade da arte concreta, bem como a coerência de sua produção em toda a carreira.

Palavras-Chave: Luiz Sacilotto; Arte-Op; exposição; arte concreta; MAC USP

Abstract: The aim of this article is to discuss the work of artist Luiz Sacilotto, based on hypotheses presented in the exhibition “Sacilotto Contemporâneo: Cor, Movimento e Partilha” (Contemporary Sacilotto: Color, Movement, and Sharing), on view from September 2024 to February 2025 at the Museum of Contemporary Art of the University of São Paulo (MAC USP). The exhibition is curated by Ana Avelar and co-curated by Renata Rocco. Sacilotto is often studied within the context of his participation in the Ruptura group, analyzed in comparison with other artists in the collective. This exhibition seeks to shed light on lesser-known aspects of his oeuvre, namely: his production after 1970, his relationship with Op-Art, and his views on this trend as a continuation of Concrete Art, as well as the coherence of his work throughout his career.

Keywords: Luiz Sacilotto; Op-Art; exposição; concrete art; Museum of Contemporary Art of the University of São Paulo

BIO

Ana Avelar
Professora de Teoria, Crítica e História da Arte da Universidade de Brasília (UnB) e coordenadora do Programa de Intervenções de Arte Contemporânea do Museu da Inconfidência. Realizou exposições no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP), Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte (CCBB-BH), Farol Santander São Paulo e SESC Pompeia. Conselheira do Prêmio Pipa. Participa de júris de prêmios nacionais, como o Marcantonio Vilaça – do qual foi finalista em 2017 –, Select Arte e Educação, Rumos Itaú Cultural, além do Jabuti em 2019. Ganhadora do programa Intercâmbio de Curadores da Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT) em parceria com o Getty Research Institute. É membro do Conselho Internacional de Museus – ICOM.

Renata Rocco
Pós-doutorado concluído em 2023 no Projeto Temático Coletar, Identificar, Processar, Difundir (MAC USP) com bolsa FAPESP. Doutorado concluído em 2018 pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo (USP) com bolsa FAPESP. Mestrado concluído em 2013 pelo mesmo programa com bolsa CAPES. Possui pós-graduação lato sensu em Administração e Marketing pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) em São Paulo, e graduação em Comunicação Social pela mesma Instituição. Foi professora da disciplina de graduação no MAC USP “Arte do Século XX no acervo do MAC USP” pelo período de 12 meses, por meio do edital PART (jul./2021-jul./2022). Foi diretora de Pesquisa na Coleção Ivani e Jorge Yunes. Desde março de 2024 trabalha no Acervo Artístico dos Palácios do Governo.

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