ARTE & CRÍTICA

Beatrice Arraes: dar vazão aos nossos vulcões

Resumo: Este ensaio é um desdobramento do texto curatorial da exposição “Passou uma nuvem”, da artista Beatrice Arraes, com a minha curadoria, na Galeria Leonardo Leal, de novembro a dezembro de 2023, em Fortaleza (Ceará). Na exposição, temas como mudanças climáticas, inconsciente, espiritualidade e natureza são discutidos por meio de paisagens poéticas. O texto ensaia o conceito de “sublime onírico” para analisar as equivalências sensíveis, a escala pequena e as imaginações da matéria presentes na pintura de Beatrice Arraes.

Palavras-Chave: Beatrice Arraes; Sublime; Pintura; Estética; Imaginação; Matéria.

Abstract: This essay is an extension of the curatorial text for the exhibition “Passou uma Nuvem” [Passed a Cloud], by the artist Beatrice Arraes, curated by me, at Galeria Leonardo Leal, from November to December 2023, in Fortaleza (Ceará). In the exhibition, themes such as climate change, the unconscious, spirituality and nature are considered through poetic landscapes. The text explores the concept of “dreamlike sublime” to analyze the sensitive equivalences, the small scale and the imaginations of the matter presented in Beatrice Arraes’ painting.

Keywords: Beatriz Arraes; Sublime; Painting; Aesthetics; Imagination; Matter.

BIO

Lucas Dilacerda
Curador e crítico de arte. Graduado em Artes Visuais, pela Universidade Estadual do Ceará; e mestre em Artes, pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da UFC; também é graduado (Licenciatura e Bacharelado) em Filosofia, com ênfase em Estética e Filosofia da Arte, com distinção Summa Cum Laude, pela Universidade Federal do Ceará (UFC); especialista em Arte e Filosofia Clínica, pelo Instituto Packter; e mestre em Filosofia, com ênfase em Estética e Filosofia da Arte, pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFC. Foi professor convidado de Estética e História da Arte do Instituto Dragão do Mar e professor convidado da Pós-Graduação em Arteterapia e Arte-Educação da Unifor.

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