ARTE & CRÍTICA

A ruína como finalidade da experimentação fotográfica

Resumo: Este texto discute um trabalho autoral de fotografia analógica feito com um dispositivo técnico conhecido como “sopa de filme”, que consiste em submergir o rolo de filme em líquidos variados, alterando, de maneira aleatória, a sua emulsão antes da revelação. Como resultado, as imagens submetidas a esse processo adquirem manchas, granulados e alterações na luz e na cor. Resultantes de uma ‘’danificação intencional”, essas imagens fazem pensar sobre a estética das ruínas. A discussão a respeito das duas séries fotográficas aqui apresentadas, que recebem o nome do material utilizado na sua confecção, Dendê e Café, não só ilustram que o gesto de destruir pode ser um gesto estético como também suscitam uma reflexão acerca do caráter simbólico do dendê e do café tendo em vista a historiografia e a cultura afro-brasileira.

Palavras-Chave: Fotografia experimental; cultura afro-brasileira; estudos decoloniais.

Abstract: The present text discusses an authorial work of analog photography made by means of a technical device known as “film soup”, which consists in submerging the roll of film in various liquids, randomly altering its emulsion before development. As a result, images subjected to this process acquire spots, grains and changes in light and color. Resulting from “intentional damage”, these images prompt us to consider the aesthetics of ruins. The discussion of the two photographic series presented here, named after the materials used to make them, “Dendê” (palm oil) and “Café” (coffee), not only illustrates that the gesture of destroying is also an aesthetic one, but also prompts reflection on the symbolic nature of palm oil and coffee in terms of Afro-Brazilian historiography and culture.

Keywords: Experimental photography; Afro-Brazilian culture; Decolonial studies.

BIO

Lara Carvalho Cipriano
Mestranda em Filosofia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde também graduou-se em Filosofia. A sua dissertação é vinculada à linha de Estética e Filosofia da Arte e tematiza os diálogos possíveis entre o pensamento de Vilém Flusser e a teoria decolonial. Lara também graduou-se em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), com ênfase em psicologia clínica a partir da abordagem psicanalítica, e mantém consultório privado de psicanálise. Além de estética, estudos decoloniais e psicanálise, filosofia da história, literatura afro-brasileira e fotografia de base química também perpassam o seu escopo de pesquisa.

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