Carlos Perktold
ABCA/Minas Gerais
Resumo: Curadores apresentam pesquisa e conceituação da exposição que celebra as trajetórias em paralelo do artista Iberê Camargo e do Museu de Arte do Rio Grande do Sul — MARGS, apresentada no contexto da recuperação dos danos causados pelas enchentes que assolaram o Estado do RS e inundaram o térreo do Museu localizado no Centro de Porto Alegre.
Palavras-Chave: Iberê Camargo; MARGS; Fundação Iberê Camargo; exposição; curadoria.
Abstract: Curators present research and conceptualization of the exhibition that celebrates the parallel trajectories of the artist Iberê Camargo and the Museu de Arte do Rio Grande do Sul — MARGS, presented in the context of the recovery of the damage caused by the floods that hit the State of RS and inundated the ground floor of the Museum located in the Center of Porto Alegre.
Keywords: Iberê Camargo; MARGS; Iberê Camargo Foundation; exhibition; curatorship.
BIO
Carlos Perktold
Psicanalista. Integra a ABCA, AICA e o IHGMG.
Graduado em Direito e Psicologia. Exerce a psicanálise em Belo Horizonte. É especialista em História da Cultura Geral e da Arte pela UFMG. Integra o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais. Foi agraciado com a Medalha da Inconfidência, Medalha de Honra da Inconfidência, Medalha Santos Dumont pelo governo de Minas e com a Medalha João Pinheiro pelo IHGMG. É autor de Ensaios de Pintura e de Psicanálise (2002) Caixa de Ferramentas (2003), A Cultura da Confiança ou a História do Crédito no Brasil (2008).