Nos dias 4 e 5 de dezembro, Florianópolis será palco da pré-inauguração de A.Galeria, um novo espaço cultural localizado no Passeio Primavera. O evento promete uma imersão única na interseção entre arte e natureza, com a apresentação de performance de dança e artes visuais.
A exposição “Paisagens Experimentais, Gamboa III” é uma colaboração entre a renomada artista plástica Beatriz Milhazes e a Marcia Milhazes Companhia de Dança – ambas estarão presentes na pré-inauguração. A coreografia “Paisagens Experimentais” explora a interação entre corpo e arte, criando um diálogo visual e sensorial com a obra Gamboa III. A música, elemento central da experiência, contará com a interpretação da pianista japonesa Yuka Shimizu, que executará composições de mestres como Heitor Villa-Lobos e Ernesto Nazareth, evocando a rica tradição da música modernista brasileira.
A.Galeria: um novo marco cultural
A.Galeria, situada no 7º andar do Primavera Office, no Passeio Primavera, em Florianópolis/SC, é um espaço multidisciplinar que visa promover a cultura e a natureza por meio da arte. Com uma vista panorâmica da baía norte, A.Galeria se destaca como um ambiente ideal para exposições e eventos culturais.
Sob a direção artística do francês Marc Pottier, curador de arte com uma carreira internacional respeitada, A.Galeria planeja realizar quatro exposições anuais. O espaço também abrigará concertos, performances e palestras, fortalecendo seu compromisso com a educação e o diálogo cultural.
A iniciativa é liderada por Myriam e Valério Gomes, visionários por trás do Passeio Primavera, que buscam integrar arte e sustentabilidade. Além de A.Galeria, o complexo cultural incluirá um teatro, um jardim com esculturas ao ar livre, um mezzanino e uma oficina dedicada às práticas artísticas.
Com sua inauguração, A.Galeria promete se tornar um ponto de referência para a arte e a cultura em Florianópolis, oferecendo um espaço onde a criatividade e a consciência ambiental se encontram.
Conheça os artistas
Marcia Milhazes, nascida e residente no Rio de Janeiro, é uma renomada coreógrafa e bailarina clássica formada pela Escola de Danças Clássicas do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e pós-graduada pelo Laban Centre em Londres. Com uma carreira internacional sólida, criou 27 obras coreográficas e recebeu prêmios como MAMBEMBE, Bravo e APCA. Seus projetos incluem óperas, vídeos de dança e performance ART, apresentados em festivais e teatros de prestígio mundial. Reconhecida pela revista Bravo como uma das artistas mais importantes do século XXI, Marcia continua a influenciar o cenário da dança com apresentações no Brasil e no exterior.
Beatriz Milhazes, nascida em 1960, é uma proeminente artista brasileira que vive e trabalha no Rio de Janeiro. Formada em Comunicação Social, ela estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, onde também lecionou até 1996. Reconhecida internacionalmente, Milhazes participou de importantes bienais, incluindo Veneza, São Paulo e Shangai, e desenvolveu projetos especiais para a Biennale di Venezia em colaboração com o Victoria and Albert Museum. Suas obras foram exibidas em instituições renomadas como a Pinacoteca do Estado de São Paulo, Fondation Cartier em Paris, e Tate St Ives no Reino Unido. As obras de Milhazes fazem parte de coleções de prestígio mundial, incluindo o MoMA e o Guggenheim, em Nova York. Ela é representada por galerias de destaque como Fortes D’Aloia & Gabriel, Max Hetzler Gallery, White Cube Gallery e Pace Gallery.
Yuka Shimizu, pianista nascida em Saitama, Japão, iniciou seus estudos na Faculdade de Música Kunitachi, em Tóquio e, movida por sua paixão pela música brasileira, mudou-se para o Brasil em 1997. Formou-se em pós-graduação no Conservatório Brasileiro de Música em 2001 e conquistou diversos prêmios em concursos de piano no Brasil e no exterior. Desde 1998, Yuka tem se apresentado em recitais e festivais no Japão e no Brasil, lançando CDs como “Ernesto Nazareth – Embalada pela brisa do Rio” e “Piano Brasil”. Ela integra o grupo “Trios Brasileiros” e o Duo Burajiru, e já se apresentou como solista com importantes orquestras brasileiras. Seus destaques incluem um recital na embaixada do Brasil em Tóquio e apresentações no projeto “Candlelight Concerts by Fever” e na The Pace Gallery em Nova York. Em 2023, apresentou-se no Shiodome Hall, em Tóquio.
Marc Pottier é um renomado curador de arte que vive entre São Paulo, Rio de Janeiro e Paris. Com uma carreira destacada, ele gerenciou a coleção de arte contemporânea e moderna Sawada e se envolveu com artistas brasileiros desde 1992, destacando-se por suas participações em eventos como a Bienal de Veneza. Após atuar como Adido Cultural para o Ministério das Relações Exteriores Francês, tornou-se curador independente em 2007. Marc organizou exposições notáveis, como “Aleksander Rodchenko” no MAM-SP e “Elles@Pompidou” no Centre George Pompidou. Autor de livros sobre arte brasileira, foi curador da 3ª Bienal da Bahia e é responsável por projetos na Cidade Matarazzo, complexo localizado em São Paulo. Atualmente, é curador da Usina de Arte, em Recife, e parte do núcleo curatorial do MON, em Curitiba, além de coordenar o projeto de um museu de arte contemporânea em Foz de Iguaçu. É diretor artístico de A.Galeria, em Florianópolis.
Serviço
Pré-inauguração do novo espaço A Galeria
“Paisagens experimentais” da coreógrafa Marcia Milhazes e a sua companhia de dança, com a obra ‘Gamboa III’ da artista Beatriz Milhazes.
Curadoria de Marc Pottier
Abertura: 4 e 5 de dezembro, às 20h, para convidados.
Visitação: 6 de dezembro de 2024 a 5 de março de 2025.
Horário: de terça a sábado, das 13h às 19h, domingos e feriados das 13h às 17h
Local: A.Galeria
Endereço: Passeio Primavera, Rodovia José Carlos Daux (SC-401), 4150, Primavera Office, 7º andar.