Abertura da exposição ATLÂNTICOFLORESTA

O Museu de Arte do Rio (MAR) tem a honra de convidá-lo para a inauguração da exposição ATLÂNTICOFLORESTA, que celebra a riqueza cultural do Brasil e amplifica vozes historicamente silenciadas, apresentando obras de artistas afro-brasileiros e indígenas de seu próprio acervo. Cerca de 160 obras entre pinturas, fotografias, desenhos, esculturas, manufaturas têxteis e vídeos estarão na mostra, mais de 90% dessas obras fazem parte da Coleção MAR. A abertura acontecerá na terça-feira, dia 19 de novembro, com entrada gratuita. A exposição ocupa o térreo do Pavilhão de Exposições do Museu. 


        A nova exposição do Museu de Arte do Rio reúne obras de importantes artistas brasileiros, colocando-as em diálogo com as imagens fabulares da afro-Diáspora e das expressões visuais dos povos originários. Ao cruzar fronteiras culturais e narrativas ancestrais, a mostra ATLÂNTICOFLORESTA anuncia a histórica relação com o oceano Atlântico e a floresta Amazônica, as causas vinculadas às questões da terra como resistência e protesto e a celebração da cultura dos povos afro-brasileiros e indígenas. A curadoria é assinada por Marcelo Campos, Amanda Bonan, Thayná Trindade, Amanda Rezende e Jean Carlos Azuos.  

      
         ATLÂNTICOFLORESTA ficará em cartaz no Museu de Arte do Rio, de 19 de novembro até 23 de Fevereiro de 2025.  A abertura, que acontece na véspera do feriado do Dia da Consciência Negra, terá entrada gratuita.  


         O MAR é um museu da Prefeitura do Rio e a sua concepção é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Roberto Marinho. Em dezembro de 2020, o Museu de Arte do Rio passou a ser gerido pela Organização de Estados Ibero-americanos (OEI) que, em cooperação com a Secretaria Municipal de Cultura, tem apoiado as programações expositivas e educativas do MAR por meio da realização de um conjunto amplo de atividades. A OEI é um organismo internacional de cooperação que tem na cultura, na educação e na ciência os seus mandatos institucionais. 


       O MAR tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, a Equinor, a Globo e a LATAM como patrocinadores master e o Itaú Unibanco como patrocinador. São os parceiros de mídia do MAR: a Globo e o Canal Curta. A Machado Meyer Advogados e a Wilson Sons também apoiam o MAR. 
 

Serviço: 
Abertura da exposição “ATLÂNTICOFLORESTA”
Com seminário sobre o “Poder da arte na luta e na efetivação dos direitos humanos” no auditório do MAR às 15h e conversa de galeria às 16h30.
Programação gratuita, mas sujeita a lotação

Pular para o conteúdo