ARTE & CRÍTICA

Rebolo, a paisagem e o Morumbi

Resumo: Este ensaio visual observa a produção paisagística do artista Francisco Rebolo, no decênio de 1940, destacando trabalhos realizados, quando morava no bairro do Morumbi. Está relacionado à exposição que acontece, de 22 de setembro a 14 de novembro, na Fundação Maria Luisa e Oscar Americano.

Palavras-chave: Pinturas de Rebolo, Morumbi, São Paulo, paisagem

Abstract: This visual essay examines the landscape production of artist Francisco Rebolo in the 1940s, highlighting works he created when he lived in the Morumbi neighborhood. It is related to the exhibition that will take place from September 22 to November 14 at the Maria Luisa and Oscar Americano Foundation.

Keywords: Paintings by Rebolo, Morumbi, São Paulo, landscape

BIO

Lisbeth Rebollo Gonçalves
Mestre e Doutora pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Com bolsa do programa USP-COFECUB, realizou pesquisa sobre Cenografia de Exposições de Arte na França e no Brasil. Professora da Faculdade de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Brasil, lecionando cursos de graduação e pós-graduação, orientando alunos de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Na pós-graduação, professora do PROLAM – Programa de Estudos Latino Americanos e do Programa de Estética e História da Arte. É pesquisadora de arte desde 1977 e curadora de exposições desde 1994. Atuou na direção do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, de 1994 a 1998 e de 2006 a 2010. Foi presidente da Associação Brasileira de Críticos de Arte ABCA de 2000 a 2006 e de 2010 a 2016; vice-presidente da Associação Internacional de Críticos de Arte AICA, de 2006 a 2008 e de 2010 a 2012; Publicou diversos livros, tem ensaios publicados em catálogos de exposições e artigos em jornais e revistas especializadas. Recebeu prêmios por seus livros e pela curadoria de exposições. É Assessora editorial da revista ArtNexus e atua como editora internacional da Revista Arte & Crítica da Associação Brasileira de Críticos de Arte. Eleita Presidente Honorária da Associação de Críticos de Arte – AICA em 2023.

Pular para o conteúdo