Lilian Cristina Monteiro França
ABCA/SERGIPE
Resumo: Durante os anos da pandemia de Covid-19, o mercado de arte experimentou um crescimento exponencial no seguimento de obras cunhadas em NFT (non-fungible token). O desenvolvimento dessas novas tecnologias, a realização de leilões de arte com resultados muito acima da média e a criação de novos espaços para comercialização de arte computacional contribuíram para que mudanças significativas se estabelecessem no mercado internacional de arte.
Palavras-chave: Mercado de arte, NFT, Arte algorítmica, Arte ultra contemporânea, Blockchain
Abstract: During the years of the Covid-19 pandemic, the art market experienced exponential growth in the segment of NFT (non-fungible token) minted works. The development of these new technologies, the conduct of art auctions with results far above average, and the creation of new spaces for the commercialization of computational art contributed to significant changes being established in the international art market.
Keywords: Art market, NFT, Algorithmic art, Ultra contemporary art, Blockchain
BIO
Lilian França
Editora de Arte e Tecnologia da Revista Arte e Crítica – ABCA. Dra. em Comunicação e Semiótica – PUCSP. Estágios Pós-Doutorais em História da Arte – IFCH/UNICAMP e Comunicação e Informação – Fabico/UFRGS. Missões de trabalho na CUNY – City University of New York, Universidade Nova de Lisboa, Universidade do Minho e Universidade da Beira Interior. Professora Titular (aposentada) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Pesquisadora do Instituto de Matemática, Arte e Tecnologia – São Paulo. Autora de “Caos-Espaço-Educação” (Annablume); “Da Geometria Fractal a geometria euclidiana – Um estudo sobre a história da arte” (EDUC); “Imagens e Números” (EDUFS) e “Arte contemporânea – conceitos, artistas, mercados e tecnologias NFT”, entre outros.