Emerson Dionisio Gomes de Oliveira
Especial para Arte&Critica
Resumo: A circulação da produção artística latino-americana e seus agentes promotores é o tema central do livro “A Bienal de São Paulo e a América Latina: trânsitos e tensões (1950-1970)” de Maria de Fátima Morethy Couto. A edição explora como a produção da região foi recebida e debatida na bienal brasileira nas primeiras décadas. Para isso, a autora apresenta o jogo de interesses dos centros hegemônicos, em plena Guerra Fria, que atuaram em seu próprio interesse pessoal ou dos grupos e das instituições que representavam ou com os quais se identificavam, gerando polêmicas sobre o que era apresentado e ampliando assim a discussão sobre a produção contemporânea. O papel da crítica, os embates sobre as premiações, o modelo empresarial, coligado com Estado, da bienal paulista serviu de modelo para outras exposições recorrentes.
Palavras-chave: Bienal de São Paulo; bienais latino-americanas; arte moderna e contemporânea; mecenato
Abstract: The circulation of Latin American artistic production and its promoters is the central theme of the book “A Bienal de São Paulo e a América Latina: trânsitos e tensões (1950-1970)” by Maria de Fátima Morethy Couto. The book explores how production from the region was received and debated at the Brazilian Biennale in the early decades. To this end, the author presents the interplay of interests of the hegemonic centers, in the midst of the Cold War, who acted in their own personal interests or those of the groups and institutions they represented or identified with, generating controversy about what was presented and thus broadening the discussion about contemporary production. The role of the critics, the clashes over the awards, and the business model of the São Paulo Biennial, which was linked to the state, served as a model for other recurring exhibitions.
Keywords: São Paulo Biennial; Latin American biennials; Modern and Contemporary Art; Patronage
BIO
Emerson Dionisio Gomes de Oliveira
Historiador da Arte. Doutor em História pela Universidade de Brasília (UnB). Ex-diretor do Museu de Arte Contemporânea de Campinas -SP. Professor do Departamento de Artes Visuais na Universidade da UnB. Foi editor das Revistas: Em Tempo de Histórias; Museologia e Interdisciplinaridade e VIS. Atualmente é editor da Revista “MODOS. História da arte”. Autor de Museus de Fora. Organizador dos livros Instituições da Arte; Histórias da Arte em Exposições; Histórias da Arte em Coleções; Histórias da Arte em Museus e, o mais recente, Musealização a Arte.