Afonso Medeiros
ABCA/Pará
Resumo: Este breve artigo apresenta o livro Confrontar a matéria, inquietar a memória: notas sobre arte e política na obra de Marcone Moreira (Mezanino Editorial, 2024), articulando as percepções críticas do professor, historiador, crítico e curador Gil Vieira Costa sobre o artista instalado em Marabá. Não se restringindo à face mais conhecida da obra de Marcone, Gil nos oferece, entre análises poéticas da produção mais recente do artista, aspectos peculiares e agudos da arte contemporânea no Brasil e de seu exercício crítico.
Palavras-chave: Marcone Moreira; Arte contemporânea; mundialização
Abstract: This brief article presents the book Confronting matter, unsettling memory: notes on art and politics in the work of Marcone Moreira (Mezanino Editorial, 2024), articulating the critical perceptions of professor, historian, critic and curator Gil Vieira Costa about the installed artist in Marabá. Not restricting himself to the best-known aspect of Marcone’s work, Gil offers us, among poetic analyzes of the artist’s most recent production, peculiar and acute aspects of contemporary art in Brazil and its critical exercise.
Keywords: Marcone Moreira; Contemporary art; globalization
BIO
Afonso Medeiros
Paraense de Belém, Afonso Medeiros é crítico, professor titular e historiador da arte da FAV e do PPGARTES da UFPA, além de pesquisador do CNPq. Na UFPA (onde atua desde 1989), exerceu cargos diretivos no Núcleo de Artes, no Instituto de Ciências da Arte e no Programa de Pós-Graduação em Artes. Autor de O imaginário do corpo entre o erótico e o obsceno (2008) e A arte em seu labirinto (2013), foi coorganizador de Corpos em divergência (2022) e Fronteiras e alteridade: olhares sobre as artes na contemporaneidade (2014). Graduado em Educação Artística/Artes Plásticas (UFPA), é especialista em Belas Artes/História da Arte pela Shizuoka University (Japão); mestre em Ciências da Educação/Arte-Educação também pela Shizuoka University (Japão) e doutor em Comunicação e Semiótica/Intersemiose na Literatura e nas Artes pela PUC-SP – com estágio na Japanese-Language Institute de Kansai (2000) e tese sobre o acervo de gravuras ukiyoe do Instituto Moreira Salles. Foi Postdoctoral Visiting Scholar na University of Kassel (2003) e fez estágio pós- doutoral no PPGDTSA da UNIFESSPA (Marabá). Foi Vice-Presidente e Diretor de Relações Institucionais da Federação de Arte Educadores do Brasil (FAEB) e Presidente da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP). Desenvolve desde 2022 o projeto de pesquisa Iconografias das (in)diferenças: contradições da historiografia da arte na (re)configuração da modernidade, investigando as dialéticas entre dentidades e representatividades locais/globais nos fluxos e refluxos entre o moderno e o contemporâneo.