ARTE & CRÍTICA

Breves notas dos aspectos formais e simbólicos dos oratórios domésticos na Bahia

Resumo: O artigo propõe o estudo dos aspectos formais e simbólicos dos oratórios domésticos baianos na perspectiva da cultura visual, na qual se aplica o estudo do formato, bem como a simbologia dos ornamentos que constituem a visualidade dos oratórios. Para tanto, além do estudo dos elementos que constituem a composição visual dos objetos, busca-se aporte externo em autores como Regina M. Real (1962), Panofsky (1986), Corona e Lemos (1989), Dondis (1991), Wolfflin (1996), Aurélio B. de O. Ferreira (2010) e Duran (2012). O resultado permite compreender os aspectos visuais que compõe os objetos estudados para fontes referenciais de pesquisa, com a necessidade de compreender o fazer artístico dos artífices que criaram as obras.

Palavras-chave: Oratório doméstico, Bahia, Aspectos Formais, Simbologia

Abstract: The article proposes the study of the formal and symbolic aspects of Bahian domestic oratories from the perspective of visual culture, in which the study of the format is applied, as well as the symbology of the ornaments that constitute the visuality of the oratories. Therefore, in addition to the study of the elements that constitute the visual composition of objects, an external contribution is sought in authors such as Regina M. Real (1962), Panofsky (1986), Corona e Lemos (1989), Dondis (1991), Wolfflin (1996), Aurélio B. de O. Ferreira (2010) and Duran (2012).The result allows us to understand the visual aspects that make up the objects studied for reference sources of research, with the need to understand the artistic work of the craftsmen who created the works.

Keywords: Domestic Oratory., Bahia, Formal Aspects, Symbology

BIO

Claudio Rafael Almeida de Souza
Com formação interdisciplinar, é bacharel em museologia registrado no Corem 0592-I 1R e formado pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia – FFCH/UFBA com habilitação em Museus de História e Museus de Arte. É mestre em Artes Visuais pelo Programa de Pós graduação em Artes Visuais da Universidade Federal da Bahia – EBA/UFBA com concentração em História, Teoria e Processos. É Especialista/MBA em Educação, Cultura e Diversidadepelo Centro Universitário Uniasselvi.

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