Priscila Arantes
ABCA/São Paulo
Resumo: O artigo discute a exposição “Tempos Fraturados” do MAC USP (2023-2028), com ênfase em dois eixos principais: “Violência” e “Resistência”. Esses agrupamentos são essenciais para compreendermos não apenas alguns dos vetores sociais, culturais e políticos que influenciaram os primeiros anos de atuação do museu, assim como os diálogos estabelecidos com o contexto dos anos 2000 mas, também, as tensões que continuam a moldar a história do Brasil.
Palavras-chave: violência, resistência, MAC USP, Tempos Fraturados, História do Brasil
Abstract: The article discusses the exhibition “Fractured Times” at MAC USP (2023-2028), with a focus on two main themes: “Violence” and “Resistance”. These groupings are essential for understanding not only the social, cultural, and political forces that influenced the museum’s early years but also the dialogues established with the context of the 2000s. Moreover, the text explores the ongoing tensions that continue to shape Brazil’s history.
Keywords: Violence, Resistance, MAC USP, Fractured Times, Brazil History
BIO
Priscila Arantes
Curadora, crítica de arte, gestora cultural, professora universitária e pesquisadora. Realizou estágio pos doutoral na Penn State University (USA) e Unicamp, é doutora e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP e formada em Filosofia pela USP. Vice-presidente da ABCA (2022-2024), foi pesquisadora convidada do MAC/USP (2021-2024), diretora e curadora do Paço das Artes (2007-2020) e do Museu da Imagem e Som (2007-2009). É líder do grupo de pesquisa do CNPq Arte, Memória e Mídia e Arte: história, crítica e curadoria. Integra como pesquisadora o Grupo de pesquisa Acervos digitais e pesquisa (FAU USP) e integra o Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura que congrega a Universidade do Porto, Aveiro e Cávado (PT). É professora do curso de graduação e pós-graduação da PUC/SP Arte: história, crítica e curadoria e coordenadora do Mestrado em Artes e Práticas Culturais da mesma instituição. Pesquisa e problematiza as questões políticas e de poder em sua relação com o campo das artes, das mídias, museus, acervos, curadorias e instituições culturais.