ARTE & CRÍTICA

Museus de arte moderna contemporânea impulsionados por críticos de arte na segunda metade do século XX nos países de línguas ibéricas

Resumo: Desde a sua origem histórica no Iluminismo, os museus surgiram no núcleo das grandes capitais, planejados por altos organismos oficiais, embora ao longo do século 20, seguindo o modelo anglo-saxónico, os fundadores privados tenham assumido decisivo protagonismo em todo o mundo. O slogan “La Gioconde au métro!” (A Gioconda no metrô), repetido nas ruas de Paris em 1968, questionou o elitista templo das musas, exigindo a sua popularização, da qual emergiram os ecomuseus e museus comunitários principalmente nas periferias rurais. Porém mudaram igualmente os paradigmas em instituições artísticas que, em dialética com o modelo do MoMA de Nova York, floresceram na segunda metade do século XX. Então, parece oportuno homenagear a influência de intelectuais que se expressaram em espanhol ou português, inspirando a solidariedade de muitos artistas e cidadãos de base para criar novos museus.

Palavras-chave: críticos, arte, moderna, contemporânea, museus, cidades

Abstract: Since their historical origins in the Enlightenment, museums have emerged in the core of major capitals, planned by high-ranking official bodies, although throughout the 20th century, following the Anglo-Saxon model, private founders have taken decisive lead throughout the world. The slogan “La Gioconde au métro!” (The Mona Lisa in the metro), repeated on the streets of Paris in 1968, questioned the elitist temple of the muses, demanding their popularization, from which emerged the ecomuseums and community museums, mainly in rural suburbs. However, a paradigm shift ensued as well in artistic institutions that, in dialectic with New York’s MoMA as role- model, flourished during the second half of the 20th century. Thus, it seems appropriate to pay tribute to the influence of intellectuals who expressed themselves in Spanish or Portuguese, inspiring the solidarity of artists and citizens to create new museums.

Keywords: critics, art, modern, contemporary, museums, cities

BIO

Jesus Pedro Lorente
É catedrático de Historia del Arte en la Universidad de Zaragoza (España) e membro do conselho editorial de revistas especializadas como Museum and Society, Museum History Journal, Museology: International Scientific ElectronicJournal, Culture et Musées, MIDAS: Museus e Estudos Interdisciplinares, MODOS, Museo y Territorio, Revista de Museología. Autor de livros muito citados como Los Museos de Arte Contemporáneo: noción y desarrollo histórico (disponível em inglês, espanhol, francês e turco) o Manual de historia de la Museología (um manual en espanhol que revisa a história dos estudos de museus). Seu último livro Reflexiones sobre museología crítica dentro y fuera de los museos, foi publicado em espanhol por Trea Editorial e em inglês por Routledge.

Pular para o conteúdo