Pinakotheke Cultural apresenta a exposição “Ana Holck – Ensaios lineares”_ 21 de outubro de 2024

Imagem: AnaHolck-Ponte Ceramica 2017-18 porcelana e concreto moldado 40 X 54 X 13 cm Ed 13 (+PA e HC)®PatKilgore2018_J3A7665

A Pinakotheke Cultural abrirá para o público no dia 21 de outubro de 2024 a exposição “Ana Holck – Ensaios lineares”, com aproximadamente 20 trabalhos da artista carioca Ana Holck (1977), que desde 2003 está presente no circuito de arte, no Brasil e no exterior. Com curadoria de Francesco Perrotta-Bosch, a mostra panorâmica percorre a produção artística de Ana Holck de 2006 até o momento, que inclui quatro trabalhos criados em 2024, em que ela, arquiteta formada pela UFRJ em 2000, subverte cânones da histórica da arquitetura, em trabalhos poéticos. As obras ocuparão o segundo andar expositivo da Pinakotheke Cultural, permitindo ao público acompanhar o percurso da artista, nas séries “Laçados” (porcelana e aço inox), “Grades” (porcelana), “Pontes Cerâmicas” (porcelana e concreto moldado), “Perimetral” (cerâmica esmaltada), “Passarelas” (alumínio pintado e cabos de aço) e “Pontes Vinílicas” (acrílico e vinil adesivo). Nos jardins da Pinakotheke Cultural estarão duas grandes esculturas, “Torres Armadas I e II” (2012), em concreto e aço, com 2,80 metros de altura.
Francesco Perrotta-Bosch 
destaca que Ana Holck em vários trabalhos “desestabiliza a harmonia entre as partes tão almejada desde a Era Clássica até a Modernidade na arquitetura”. O curador salienta que “Entrocados: canto VI” (2024), “perturba os fundamentos da arquitetura”. “Quando Ana Holck decide pelo encontro de duas paredes, ela ocupa uma posição por milênios preenchida pelas pilastras, as quais, segundo o vocabulário arquitetônico clássico, são encimadas por capitéis. Tais formas não são adornos, mas advêm de séculos de aprimoramento geométrico dos helênicos para o encontro das proporções áureas de decrescimento do raio do círculo, objetivando uma espiral mais perfeita do que a encontrada em um caracol na natureza. Um tanto empiricamente, ou talvez pelo subconsciente, Holck desmesura esse modelo geométrico”, observa. “O cânone arquitetônico de busca do perfeito equilíbrio da forma é rechaçado na sua combinação de porcelana e aço inox”.

Obras de Ana Holck estão em coleções públicas como Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro/Coleção Gilberto ChateaubriandMuseu de Arte do Rio de Janeiro (MAR), Museu de Arte Moderna de São Paulo, Instituto Itaú CulturalPinacoteca do Estado de São Paulo, Ministério das Relações Exteriores, Brasília, Museu de Arte Contemporânea de Niterói e Fundação Edson Queiroz, Fortaleza.

Serviço: Exposição “Ana Holck – Ensaios lineares”

Pinakotheke Cultural

Visitação pública: 21 de outubro a 30 de novembro de 2024

Pinakotheke Cultural – Rio de Janeiro

Rua São Clemente 300, Botafogo

22260-004 – Rio de Janeiro – RJ

Telefones: 21.2537.7566      

E-mail: contato@pinakotheke.com.br

Segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e sábados das 10h às 16h.

Entrada gratuita

Pular para o conteúdo