Imagem: Daniel Machado
A ABCA – Associação Brasileira de Críticos de Arte lamenta profundamente o falecimento da galerista, gestora pública e pioneira no cenário artístico de Santa Catarina Marina Mosimann.
Lamentamos pelos familiares, amigos e toda comunidade artística do Estado, principalmente de Joinville, onde Marina atuou a maior parte de sua vida, fomentando as artes e os artistas da cidade. Não são raros os relatos de artistas que Marina apoiou ao longo de suas décadas de atuação.
Nascida em Blumenau e residente em Joinville desde 1970, Marina Mosimann foi a fundadora da primeira galeria de arte de Joinville, a Galeria de Arte Lascaux, que comandou entre 1976 e 2000, tendo estabelecido a galeria em sete endereços diferentes ao longo dos anos, incluindo cinco em Joinville, um em Florianópolis e outro em Balneário Camboriú.
A partir de 1989, Marina também passou a atuar na gestão pública, quando assumiu a direção do Museu de Arte de Joinville, onde exerceu papel fundamental na promoção e preservação das artes visuais na região. Ela também foi presidente do Instituto de Arte Contemporânea Luiz Henrique Schwanke.
A associada da ABCA de Santa Catarina, Néri Pedroso, publicou no ano de 2017 o livro “Superlativa Marina”, onde permeia a trajetória de Marina Mosimann nas artes do Estado.