Novo espaço de arte em Fortaleza, a Cave — que é uma galeria de arte brasileira —, abre as suas portas com uma exposição coletiva de 35 artistas.
O Ceará ganha um novo espaço de arte na capital. A Cave Galeria inaugura o seu espaço físico na quinta-feira (22), com uma exposição coletiva de 35 artistas. A Cave, dirigida por Pedro Diógenes, é uma galeria de arte brasileira, localizada em Fortaleza e interessada na produção artística do Nordeste do Brasil, a partir da ótica do território, da cultura, da decolonialidade e das poéticas contemporâneas.
A Cave Galeria tem desenvolvido ações em contexto local, nacional e internacional. Dentre suas principais ações, está o desenvolvimento de um olhar sobre a produção dos artistas do Ceará, bem como o estímulo à sua valorização e posicionamento no mercado de arte. Com um perfil arrojado, a Cave busca agregar artistas que apresentam propostas que dialoguem de forma local e global, visando uma expansão da produção artística brasileira e do papel do Nordeste nesse sentido. Neste momento inaugural, a galeria abre as suas portas para a produção artística cearense, promovendo uma conversa com a sua vizinhança e construindo raízes afetivas nesta terra.
A exposição “Delírio ardente”, com a curadoria de Lucas Dilacerda, apresenta um recorte de 35 artistas, naturais de diversas cidades do Ceará — Aratuba, Brejo Santo, Crato, Fortaleza, Acopiara, Itarema, Juazeiro do Norte, Jucás, Massapê, Missão Velha, Nova Olinda e Quixelô —, e que constróem em seus trabalhos outros modos sensíveis de habitar este território. As obras nos mostram memórias de paisagens, povos, festas, entidades e saberes, nos lembrando e fazendo perceber a magia que mora nesta terra, e revelando, assim, uma cena artística em estado de ebulição.
Segundo o curador Lucas Dilacerda, a exposição busca apresentar um momento de ebulição nas artes e na cultura do Estado do Ceará. “Nas altas temperaturas, a matéria se transforma e muda o seu estado físico. Na experiência da febre, o corpo arde e inventa delírios, que são alucinações que criam novas imagens, embaralham os signos e produzem composições imprevisíveis. Em estado de ebulição, a cultura entra em metamorfose, se desloca em movimentos que levam para zonas de indiscernibilidade entre o real e a ficção. Delírio ardente é esse estado de reconexão com a magia que habita a realidade, e que nos convida a ver o mundo por outras formas, cores, linhas e sensações”.
A abertura de uma galeria é também a abertura de mil possibilidades. Ela é um ponto de encontro entre artistas, público e colecionadores, que colabora na construção de trajetórias e na realização de sonhos. A inauguração do espaço físico da Cave Galeria é um momento histórico para o campo das artes visuais, que vem para somar na cena artística de modo a fomentar e difundir cada vez mais a produção artística contemporânea brasileira.
Abertura: Quinta, 22 de agosto, 18h30 às 22h
Endereço: Rua Pereira Valente, 757 – Casa 03 – CEP: 60160-250
(Travessa Ana Benevides)
Entre as Ruas Leonardo Mota e Vicente Leite.
Período em cartaz:
22 de agosto a 19 de outubro
Horário de funcionamento:
Terça à sexta – 13h às 19h
Sábado – 10h às 13h
Instagram: @cavegaleria
Ficha Técnica
Curadoria: Lucas Dilacerda
Coordenação: Pedro Diógenes
Produção: Lari Brandão
Projeto Gráfico: Samuel Tomé
Social Media: Pedro Bessa
Fotos: Nicolas Gondim
Revisão: Wes Viana
Lista de Artistas
Acidum Project
Alexia Ferreira
Amanda Nunes
Ana Cristina Mendes
Arivanio
Arthur Siebra
Bárbara Banida
bento ben leite
Blecaute
Charles Lessa
Cristina Vasconcelos
FluxoMarginal
Francisco Graciano
Geovani Cardoso
Gerson Ipirajá
Gi Monteiro
Igor Sabá
Jane Batista
Julia Debasse
Júlio Jardim
kulumym-açu
Letícia Façanha
Corrinha Mão na Massa
Merremii Karão Jaguaribaras
Navegante Tremembé
Nicolas Gondim
Pedra Silva
plantomorpho
Ramon Alexandre
Raoni Freitas
Samuel Macedo
Sara Costa
Sérgio Gurgel
Telma Gadelha
VORS