Chamada para Inscrição de Trabalhos nos Seminários de Pesquisa

Ementa: O objetivo do seminário é abordar correntes pós-coloniais da história da arte,

da museologia e da arqueologia na América Latina, abrangendo questões que podem

envolver a produção artística, sua extroversão e, em sentido mais amplo, uma sociologia

da imagem. Desde a década de 1970, o pós-colonialismo tem se estabelecido como um

novo campo acadêmico que abrange uma série de disciplinas tais como história,

filosofia, etnografia, sociologia, literatura, cinema, história da arte, etc. Com as lutas pela

conquista da independência, pessoas de países colonizados abandonaram os sistemas

de valores impostos pelos colonizadores, voltando para circunstâncias originais da sua

própria história e cultura.

A teoria pós-colonial surgiu sob a influência de análises e crítica das estruturas

hegemônicas de poder estabelecidas através dos processos de colonização (GOLDBERG;

QUAYSON 2002, xi), portanto, se preocupa em saber quando as culturas se encontram,

quais são os efeitos da colonização, como o processo de colonização mudou o

pensamento das pessoas, seu modo de agir, escrever e pintar. Essas são algumas de suas

questões de estudos (HATT; KLONK 2006, p. 223).

Para Marcel Daniel, “o objetivo primordial dos estudos pós-coloniais tem sido o de

analisar e criticar o efeito direto e residual do colonialismo nos povos colonizados e

sociedades” (DANIEL 2014). Segundo Michael Hatt e Charlotte Klonk, as teorias pós-

colonialistas são melhores pensadas em termos geográficos: “O modelo de centro e

periferia é frequentemente invocado. A distinção consiste entre metrópole centro, onde

o poder é mantido e decisões são tomadas, e periferia, áreas afastadas que são

administradas e exploradas” (HATT; KLONK 2006, p. 223). Eles dão o exemplo do império

britânico, com a cidade de Londres no centro, a grande metrópole, e as colônias

afastadas ao seu redor, as quais eram exploradas. A teoria pós-colonial se preocupa com

a história dessas periferias, desses países colonizados e busca o ponto referencial a

partir desses povos. Ao invés do eurocentrismo, procuram saber como seria se a história

fosse escrita do ponto de vista da periferia, quais estórias a história iria nos contar, o

que seria se o colonizado fosse falar do colonizador e sobre a colonização (HATT; KLONK

2006, p. 223).

Este seminário examinará momentos-chave da história da arte, exposições e

arqueologia na América Latina e as teorias pós-coloniais, ao mesmo tempo que abordará

a capacidade da arte de articular e contestar o poder. Ao fazê-lo, os temas dos

seminários incluirão: artes indígenas, minorias, igualdade de gênero, direitos de

imigração, justiça ambiental, artefatos indígenas, arqueologia, entre outros. O

seminário discutirá temas cruciais como identidade social e cultural, identidades

minoritárias, ancestralidade, religiosidade e tradição. Também destacará iniciativas de

artistas que demonstraram como a arte pode quebrar barreiras e ser mais inclusiva em

termos de reenquadramento das minorias. Convidamos contribuições sobre os

seguintes temas: Arte e ativismo, arte indígena, arte feminista, arqueologia e

comunidade negra. Nosso objetivo é socializar temas emergentes no campo da história

da arte e arqueologia em diálogo com as correntes pós-coloniais e destacar a sua rica

diversidade e fomentar o diálogo intercultural. Neste painel discutiremos a importância

de manter a memória histórica latino-americana e levantaremos questões sobre a

preservação da história da identidade latina.

Ao examinar esses tópicos, prestaremos atenção especial às maneiras pelas quais as

histórias da arte e da resistência na América Latina continuam a influenciar a produção

artística contemporânea em todo o mundo. Este seminário é importante para discutir

teóricos como Juan Acha, Marta Traba, Mário Pedrosa, Fernando Ortiz, José Carlos

Mariátegui, Enrique Dussel, Pablo González Casanova, Anibal Quijano, Walter Mignolo,

Carlos Monsiváis, Emilio Choy, Ernesto Tabío, Luís Felipe Bate, Luis Guillermo Lumbreras,

Iraida Vargas e tantos outros que contribuíram para pensarmos as artes e a arqueologia

pós-coloniais na América Latina.

A proposta deve ser submetida no formato de resumo até às 23h59 do dia 31 de

agosto de 2024, no site oficial do evento (https://www.even3.com.br/pensar-e-

repensar/) com identificação do SP escolhido.

Título: no máximo 100 caracteres, com espaços, em letras maiúsculas.

• Autor(a) e coautor(a)(es)(as) com afiliação institucional.

• Texto do resumo: com 1200 a 1500 caracteres, com espaços,

A apresentação do trabalho está vinculada ao pagamento da taxa de inscrição, nos

seguintes termos:

Discentes Profissionais Profissionais da

educação básica

Até 15 de outubro R$85,00 R$170,00

Até 31 de outubro R$115,00 R$230,00

Após 01 de novembro R$170,00 R$340,00

1.14 Os resumos apresentados serão publicados online no Anais de Resumos do Evento.

Inscrições:

https://even3.blob.core.windows.net/download/ChamadaparaInscricaodeTrabalhos.7b0a60d52fb946c6aceb.pdf
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