Alecsandra Matias de Oliveira
ABCA/São Paulo
Resumo: neste ensaio visual, descreve-se as opções e o modo de fazer arte de Nina Moraes (São Paulo, 1960). Com esse objetivo, selecionou-se três trabalhos, criados nos anos de 1990, visto como exemplares do repertório da artista e, que, ainda, hoje reverberam no cenário contemporâneo. São eles, Infância e Das Lamentações – obras que integram o acervo do MAC USP e que estiveram, entre os anos de 2022 e 2024, expostos na mostra Lugar comum, e a série Aquários vidros n´água, com texto inédito escrito pela própria artista.
Palavras-chave: Nina Moraes; artes visuais; ensaio visual
Abstract: in this visual essay, the options and way of making art by Nina Moraes (São Paulo, 1960) are described. With this objective, three works were selected, created in the 1990s, seen as examples of the artist’s repertoire and which still reverberate in the contemporary scene today. They are, Infância and Das Lamentações – works that are part of the MAC USP collection and which were, between 2022 and 2024, exhibited in the Commonplace exhibition, and the series Aquários vidros n´água, with unpublished text written by the artist herself.
Keywords: Nina Moraes, Visual arts, Visual essay
BIO
Alecsandra Matias de Oliveira
Curadora independente e crítica de arte. Doutora em Artes Visuais (ECA USP). Pós-doutorado em Artes Visuais (UNESP). Curadora independente. Professora do CELACC (ECA USP). Especialista em Cooperação e Extensão Universitária (MAC USP). Formadora do NEER SME SP. Pesquisadora do Centro Mario Schenberg de Documentação e Pesquisa em Artes (ECA USP). Membro da Associação Internacional de Crítica de Arte (AICA). Editora da Revista Arte & Crítica (ABCA), articulista do Jornal da USP e colaboradora da DasArtes e Revista USP. Autora dos livros Schenberg: Crítica e Criação (EDUSP, 2011) e Memória da Resistência (MCSP, 2022).