Afonso Medeiros
ABCA/Pará
Resumo: Este artigo aborda a primeira recepção crítica da curadoria de Adriano Pedrosa para a 60ª Bienal de Veneza (2024), com foco em resenhas especializadas dos jornais New York Times (EUA) e El Pais (Espanha) e da revista The Spectator (Inglaterra). ) publicado na semana de abertura da já centenária Bienal. Pelo meio, discute-se a perspectiva decolonial ou pós-colonial que este crítico percebe na proposta curatorial de Pedrosa.
Palavras-chave: Bienal de Veneza; Adriano Pedrosa; Decolonial; Pós-Colonial
Abstract: This article covers the first critical reception of Adriano Pedrosa’s curatorship for the 60th Venice Biennale (2024), focusing on specialized reviews from the New York Times (USA) and El Pais (Spain) newspapers and The Spectator magazine (England). ) published in the opening week of the more than century-old Biennale. In between, the decolonial or post-colonial perspective that this critic perceives in Pedrosa’s curatorial proposal is discussed.
Keywords: Venice Biennale; Adriano Pedrosa; Decolonial; Post-Colonial
BIO
Afonso Medeiros
Crítico, professor titular e historiador da arte da FAV e do PPGARTES da UFPA, além de pesquisador do CNPq. Na UFPA exerceu cargos diretivos no Núcleo de Artes, no Instituto de Ciências da Arte e no Programa de Pós-Graduação em Artes. Autor de O imaginário do corpo entre o erótico e o obsceno (2008) e A arte em seu labirinto (2013), foi coorganizador de Corpos em divergência (2022) e Fronteiras e alteridade: olhares sobre as artes na contemporaneidade (2014). Graduado em Educação Artística/Artes Plásticas (UFPA), é especialista em Belas Artes/História da Arte pela Shizuoka University (Japão); mestre em Ciências da Educação/Arte-Educação também pela Shizuoka University (Japão) e doutor em Comunicação e Semiótica/Intersemiose na Literatura e nas Artes pela PUC-SP – com estágio na Japanese-Language Institute de Kansai (2000) e tese sobre o acervo de gravuras ukiyoe do Instituto Moreira Salles. Foi Postdoctoral Visiting Scholar na University of Kassel (2003) e fez estágio pós-doutoral no PPGDTSA da UNIFESSPA (Marabá). Foi Vice-Presidente e Diretor de Relações Institucionais da Federação de Arte-Educadores do Brasil (FAEB) e Presidente da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP). Desenvolve desde 2022 o projeto de pesquisa Iconografias das (in)diferenças: contradições da historiografia da arte na (re)configuração da modernidade, investigando as dialéticas entre identidades e representatividades locais/globais nos fluxos e refluxos entre o moderno e o contemporâneo.