Abertura de exposição da fotógrafa Claudia Andujar é destaque na programação da Pinacoteca do Ceará

Imagem: Claudia Andujar. Foto_ © Lew Parrella

A nova mostra inaugura neste sábado (22), às 17h. No domingo (23), o projeto da exposição será tema de debate com o público 

A abertura da exposição Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos” é o grande destaque da programação de 20 a 23 de junho na Pinacoteca do Ceará. Além da inauguração da mostra, haverá exibição de documentário sobre a vida da fotógrafa e sua relação com o povo Yanomami e, no domingo, uma Conversa de Ateliê sobre o projeto da exposição. O museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, tem entrada gratuita e diversos recursos de acessibilidade.  

As atividades da semana começam na quinta-feira (20), com o Percursos Entrelaçados: “Chico da Silva: Narrativas”, na Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará. A visita temática debate a trajetória do artista, desde suas expressões nos muros até a performance Homens Trabalhando. A atividade acontece das 16h às 17h, tem classificação indicativa livre e acessibilidade em Libras. 

Na sexta-feira (21) e no sábado (22), o público é convidado para as visitas mediadas livres, das 15h às 16h. O percurso apresenta aos visitantes as principais obras da “Mostra Bonito pra Chover”. A classificação indicativa é livre e há interpretação em Libras. Para participar, basta comparecer à recepção 15 minutos antes do horário ofertado e fazer a inscrição. A participação é por ordem de chegada, com até 20 pessoas por grupo.

Claudia Andujar, Sem título (Picinguaba, Família Caiçara), da série Famílias brasileiras (1964)

NOVA EXPOSIÇÃO HOMENAGEIA CLAUDIA ANDUJAR 

No sábado (22), a partir das 17h, a Pinacoteca do Ceará abre a nova exposição do museu, destacando algumas principais obras da fotógrafa suíça naturalizada brasileira Claudia Andujar. Intitulada “Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos”, a mostra traz diferentes facetas da artista, desde os primeiros trabalhos como fotojornalista até séries mais experimentais, além da atuação dela como militante em defesa do povo indígena Yanomami.  Com classificação indicativa de 12 anos, a mostra ocupa o pavilhão expositivo 2. 

O evento de abertura contará, ainda, com uma sessão especial do documentário “A senhora das flechas” (The Lady with the Arrows”, 2024), de Heidi Specogna. O filme, que foi exibido no Brasil apenas durante o festival “É Tudo Verdade” deste ano, aborda a relação de afeto e militância de Claudia Andujar com o povo indígena Yanomami, com o qual ela mantém uma forte ligação desde os anos 1970. A sessão acontece às 17h30 e serão distribuídos 80 ingressos por ordem de chegada, a partir das 16h. 

>>> Confira mais informações sobre a abertura da exposição “Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos”

No domingo (23), o museu realiza a Conversa de Ateliê “Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos”a partir das 15h. O encontro promove um diálogo sobre a curadoria, expografia e montagem da nova exposição em cartaz na Pinacoteca do Ceará e é uma oportunidade para o público compreender o percurso que deu origem à mostra. Para falar sobre esses temas, a atividade reúne o curador Eduardo Brandão, a pesquisadora Thais Rivitti e Tiago Guimarães, arquiteto responsável pelo projeto expográfico. A atividade é gratuita, tem classificação indicativa livre e interpretação em Libras. Veja aqui a minibio dos convidados

PROGRAMAÇÃO INFANTIL 

Como já é tradição nos domingos, a Pinacoteca do Ceará realiza neste dia 23 o “Ateliê Criança Cria: Encontros das cores”. Na atividade, as crianças vão utilizar papel celofane e papel vegetal para criar imagens a partir de sobreposições. Assim como é feito nas obras de Claudia Andujar, as camadas de desenhos, cores e formas serão agrupadas para dar forma a um novo universo a partir dessas interseções. A atividade acontece em duas edições, das 10h às 11h e das 15h às 16h, no Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará, e é recomendada para crianças a partir de 3 anos.  

SERVIÇO 

O que: Programação da Pinacoteca do Ceará – 20 a 23 de junho

> Quinta-feira, 20.6

16h às 17h

Percursos Entrelaçados: Chico da Silva: Narrativas

Mediação: Érica Xita

Onde: Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará

Classificação indicativa: Livre

Acessível em Libras

> Sexta-feira, 21.6

15h às 16h

Visitas mediadas

Onde: Mostra Bonito pra Chover – Exposições “Amar se aprende amando” e “No lápis da vida não tem borracha”

Classificação indicativa: Livre

Acessível em Libras

> Sábado, 22.6

15h às 16h

Visitas mediadas

Onde: Mostra Bonito pra Chover – Exposições “Amar se aprende amando” e “No lápis da vida não tem borracha”

Classificação indicativa: Livre

Acessível em Libras

> Sábado, 22.6

17h

Abertura da exposição “Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos”

Onde: Pavilhão Expositivo 2 da Pinacoteca do Ceará

Classificação Indicativa: 12 anos 

Acessível em Libras

17h30

Exibição do documentário “A Senhora das flechas” (The Lady With the Arrows, 2024)

Auditório da Pinacoteca do Ceará 

Acesso gratuito | 80 ingressos distribuídos por ordem de chegada, a partir das 16h 

Classificação indicativa: 12 anos 

> Domingo, 23.6

10h às 11h | 15h às 16h

Ateliê Criança Cria: Encontros das cores

Mediação: Beatriz Gurgel

Onde: Ateliê 1 da  Pinacoteca do Ceará

Classificação indicativa: para crianças a partir de 3 anos

Acessível em Libras

> Domingo, 23.6

15h

Conversa de Ateliê “Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos”

Com Eduardo Brandão, Thaís Rivitti e Thiago Guimarães

Onde: Auditório da Pinacoteca do Ceará

Classificação indicativa: livre

Acessível em Libras

> Todas as atividades são gratuitas. 

> As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes. 

> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança. 

> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis 

Em cartaz: 

“Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos” – até 29 de dezembro de 2024

Mostra “Bonito Pra Chover”: 

“No Lápis da Vida Não Tem Borracha” – até 1º de setembro de 2024 

“Amar se Aprende Amando” – até 1º de setembro de 2024 

Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará 

Visitas de quinta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 10h às 18h. 

Pular para o conteúdo