Nesta sexta, 14 de junho, lançamento em Belém do livro Confrontar a matéria, inquietar a memória: notas sobre arte e política na obra de Marcone Moreira, premiado no Edital 2023 de Obras Literárias e de Não Ficção da Fundação Cultural do Pará.
A programação terá roda de conversa com Gil Vieira Costa (ABCA) e com dois grandes pesquisadores: o poeta e ensaísta Paes Loureiro, que assina o Prefácio do livro, e a curadora e crítica de arte Marisa Mokarzel (ABCA/Pará), que há duas décadas acompanha e reflete sobre o trabalho do Marcone Moreira.
O livro é um exercício de crítica de arte que se debruça sobre séries recentes do artista brasileiro e marabaense Marcone Moreira – co-autor do material, pois seus trabalhos reunidos na publicação compõem uma narrativa visual autônoma, ainda que interligada ao texto escrito.
Confrontar a matéria, inquietar a memória está sendo publicado pela Mezanino Editorial. Pode ser comprado no site da editora, onde também estará disponível a versão digital do livro para download gratuito.