Submissões abertas até 29 de julho de 2024
A catástrofe que se abateu sobre o Rio Grande do Sul nos primeiros dias de maio de 2024 não corresponde a um evento pontual ou isolado, tampouco a um capricho da natureza ou uma revolta dos deuses. A tragédia semeada pela mão humana e cultivada pelos tentáculos neoliberais é consequência direta do acirramento de um contexto de calamidade climática. A anomalia não diz respeito apenas às áreas diretamente atingidas, mas contempla extensões maiores do planeta, provavelmente a Terra como um todo. Malgrado os continuados alertas de cientistas, ativistas e artistas, a humanidade – conceito, que nas palavras do líder indígena Ailton Krenak, está entrando em convulsão (ANDRADE, 2022)– parece empenhada em um projeto de destruição ambiental, pautado pelo consumo e pelo lucro, com repercussão em todas as esferas de convívio. Sintetiza Krenak: “Sentimo-nos como se estivéssemos soltos num cosmos vazio de sentido e desresponsabilizados de uma ética que possa ser compartilhada, mas sentimos o peso dessa escolha sobre as nossas vidas. Somos alertados o tempo todo para as consequências dessas escolhas recentes que fizemos” (KRENAK, 2019, p. 44).
Ainda em meio aos impactos do flagelo que estamos vivenciando no Sul do Brasil, a revista Porto Arte, publicação acadêmico-científica editada pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS, propõe um dossiê especial para examinar e enfrentar questões urgentes relacionadas ao tema Arte e Emergência Climática, a partir das movimentações da arte, dos artistas e dos teóricos da arte, em diálogo com outros campos do conhecimento. Aguardamos artigos, entrevistas e ensaios visuais que teçam relações entre arte, contemporaneidade e crise, com enfoque nas consequências ambientais. Os textos podem somar entre 4.000 e 10.000 palavras. Os ensaios visuais, até seis páginas.
Submissões devem ser feitas no site da Porto Arte até 29 de julho de 2024: https://seer.ufrgs.br/PortoArte/about/submissions#onlineSubmissions
Referências:
ANDRADE, Érico. “Ailton Krenak: ‘A humanidade está entrando em convulsão. Não tem nada a ver com revolução”. In: Carta Capital. São Paulo, 26 set. 2022. Disponível em https://www.cartacapital.com.br/sociedade/ailton-krenak-a-humanidade-esta-entrando-em-uma-especie-de-convulsao-nao-tem-nada-a-ver-com-revolucao/
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
CONVOCATORIA DE NUEVO DOSSIER TEMÁTICO: ARTE Y EMERGENCIA CLIMÁTICA
Inscripciones abiertas hasta el 29 de julio de 2024
La catástrofe que azotó al estado de Rio Grande do Sul en los primeros días de mayo de 2024 no corresponde a un hecho puntual o aislado, ni a un capricho de la naturaleza o a una revuelta de los dioses. La tragedia sembrada por manos humanas y cultivada por tentáculos neoliberales es consecuencia directa de la intensificación de un contexto de calamidad climática. La anomalía no se refiere sólo a las zonas directamente afectadas, sino que abarca áreas más amplias del planeta, probablemente de toda la Tierra. A pesar de las continuas advertencias de científicos, activistas y artistas, la humanidad –unconcepto que, en palabras del líder indígena Ailton Krenak, está entrando en crisis(ANDRADE, 2022)– parece comprometida con un proyecto de destrucción ambiental, guiado por el consumo y el lucro, con repercusiones en todas las esferas sociales. Krenak resume: “Nos sentimos como si estuviéramos sueltos en un cosmos vacío de significado e irresponsables de una ética que pueda ser compartida, pero sentimos elpeso de esta elección en nuestras vidas. Estamos en estado de alerta todo el tiemposobre las consecuencias de estas decisiones recientes que hemos tomado” (KRENAK, 2019, p. 44).
Aún en medio de los impactos del flagelo que vivimos en el Sur de Brasil, la revista Porto Arte, publicación académico-científica editada por el Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais de la UFRGS, propone un dossier especial para examinar y abordar cuestiones urgentes relacionadas con el tema Arte y Emergencia Climática, a partir delarte, de artistas y teóricos del arte, en diálogo con otros campos del conocimiento. Esperamos artículos, entrevistas y ensayos visuales que tejan relaciones entre arte, época contemporánea y crisis, con foco en las consecuencias ambientales. Los textos pueden tener entre 4.000 y 10.000 palabras. Ensayos visuales, hasta seis páginas.
Las ponencias deben realizarse en el sitio web de Porto Arte antes del 29 de julio de 2024: https://seer.ufrgs.br/PortoArte/about/submissions#onlineSubmissions
Referenciales:
ANDRADE, Érico. “Ailton Krenak: ‘A humanidade está entrando em convulsão. Não tem nada a ver com revolução”. In: Carta Capital. São Paulo, 26 set. 2022. Disponível em https://www.cartacapital.com.br/sociedade/ailton-krenak-a-humanidade-esta-entrando-em-uma-especie-de-convulsao-nao-tem-nada-a-ver-com-revolucao/
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
CALL FOR NEW THEMATIC DOSSIER: ART AND CLIMATE EMERGENCY
Submissions open until July 29, 2024
The catastrophe that struck Rio Grande do Sul in the first days of May 2024 does not correspond to a punctual or isolated event, nor a whim of nature or a revolt of the gods. The tragedy sown by human hands and cultivated by neoliberal tentacles is a direct consequence of the intensification of a context of climate calamity. The anomaly does not only concern the areas directly affected but covers larger areas of the planet, probably the Earth as a whole. Despite continued warnings from scientists, activists, and artists, humanity – a concept that, in the words of indigenous leader Ailton Krenak, is going into upheaval (ANDRADE, 2022) – seems committed to a project of environmental destruction, guided by consumption and profit, with repercussions on all social spheres. Krenak summarizes: “We feel as if we are loose in a cosmos empty of meaning and unaccountable for an ethics that can be shared, but we feel the weight of that choice on our lives. We are alerted all the time to the consequences of these recent choices that we have made.” (KRENAK, 2019, p. 44)
Still amid the impacts of the scourge that we are experiencing in the South of Brazil, Porto Arte magazine, an academic-scientific publication edited by the Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais at UFRGS, proposes a special dossier to examine and address urgent issues related to the topic Art and Climate Emergency, based on art, artists, and art theorists, in dialogue with other fields of knowledge. We await articles, interviews, and visual essays that weave relationships between art, contemporary times, and crisis, with a focus on environmental consequences. Texts can be between 4,000 and 10,000 words. Visual essays, up to six pages.
Submissions must be made on the Porto Arte website by July 29, 2024: https://seer.ufrgs.br/PortoArte/about/submissions#onlineSubmissions
References:
ANDRADE, Érico. “Ailton Krenak: ‘A humanidade está entrando em convulsão. Não tem nada a ver com revolução”. In: Carta Capital. São Paulo, 26 set. 2022. Disponível em https://www.cartacapital.com.br/sociedade/ailton-krenak-a-humanidade-esta-entrando-em-uma-especie-de-convulsao-nao-tem-nada-a-ver-com-revolucao/
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
APPEL À NOUVEAU DOSSIER THÉMATIQUE: ART ET URGENCE CLIMATIQUE
Inscriptions ouvertes jusqu’au 29 juillet 2024
La catastrophe qui a frappé le Rio Grande do Sul dans les premiers jours de mai 2024 ne correspond pas à un événement ponctuel ou isolé, ni à un caprice de la nature ou à une révolte des dieux. La tragédie semée par la main de l’homme et cultivée par les tentacules néolibéraux est une conséquence directe de l’intensification d’un contexte de calamité climatique. L’anomalie ne concerne pas seulement les zones directement touchées, mais couvre des zones plus vastes de la planète, probablement la Terre dans son ensemble. Malgré les avertissements constants des scientifiques, des militants et des artistes, l’humanité – un concept qui, selon les mots du leader indigène Ailton Krenak, est en train de se bouleverser (ANDRADE, 2022) – semble engagée dans un projet de destruction de l’environnement, guidé par la consommation et le profit, avec des répercussions sur tous les peuples. sphères sociales. Krenak résume : « Nous nous sentons comme perdus dans un cosmos vide de sens et irresponsables d’une éthique qui peut être partagée, mais nous ressentons le poids de ce choix sur nos vies. Nous sommes constamment alertés des conséquences de ces récents choix que nous avons faits »(KRENAK, 2019, p. 44).
Toujours au milieu des impacts du fléau que nous vivons dans le sud du Brésil, la revue Porto Arte, une publication académique et scientifique éditée par le Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais de l’UFRGS, propose un dossier spécial pour examiner et aborder les questions urgentes liées au thème Art et urgence climatique, basé sur des mouvements de l’art, des artistes et des théoriciens de l’art, en dialogue avec d’autres domaines de la connaissance. Nous attendons des articles, des interviews et des essais visuels qui tissent les relations entre l’art, les temps contemporains et la crise, en mettant l’accent sur les conséquences environnementales. Les textes peuvent compter entre 4 000 et 10 000 mots. Essais visuels, jusqu’à six pages.
Les inscriptions doivent être effectuées sur le site de Porto Arte avant le 29 juillet 2024 :https://seer.ufrgs.br/PortoArte/about/submissions#onlineSubmissions
Références:
ANDRADE, Érico. “Ailton Krenak: ‘A humanidade está entrando em convulsão. Não tem nada a ver com revolução”. In: Carta Capital. São Paulo, 26 set. 2022. Disponível em https://www.cartacapital.com.br/sociedade/ailton-krenak-a-humanidade-esta-entrando-em-uma-especie-de-convulsao-nao-tem-nada-a-ver-com-revolucao/
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
Proponentes do dossiê:
Profa. Dra. Claudia Vicari Zanatta claudia.zanatta@ufrgs.br
Prof. Dr. Eduardo Ferreira Veras eduardo.veras@hotmail.com
Doutorando Diego Rafael Hasse
Doutorando Osvaldo Vergara Borges