Seminário na Pinacoteca do Ceará debate obra e legado de Leonilson

A programação gratuita conta com duas mesas de debate na sexta-feira (17)

Foto: Marília Camelo

Pinacoteca do Ceará reúne, durante a tarde de sexta-feira (17), artistas, pesquisadores e curadores para debater a obra e o legado do artista cearense Leonilson. O seminário “Leonilson: Da qualidade de ser forte” é uma das atividades da exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”, que se encerra no próximo dia 26 de maio. 

O seminário acontece a partir das 14h, no auditório do museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante. A atividade é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia e sujeita à capacidade do espaço. Haverá transmissão online no canal da Pinacoteca do Ceará no Youtube. Além disso, o evento contará com acessibilidade em Libras.  

PROGRAMAÇÃO 

Seminário “Leonilson: Da qualidade de ser forte” terá duas mesas de debate. Com o tema “Se você sonha com nuvens – a produção de Leonilson”, a primeira recebe Lisette Lagnado, pesquisadora, crítica e curadora de arte; o artista cearense Efrain Almeida e o mestre em História da Arte (USP) e um dos curadores da exposição “Leonilson e Das amizades”, Ricardo Resende. A mediação será feita por Aline Albuquerque, também curadora da exposição, ao lado de Resende. Aline é mestre em Artes Visuais (UFC), artista visual, ativista e educadora. 

Às 17h30 tem início a segunda mesa, “A Aids e as transformações estéticas na arte contemporânea”, que reúne a artista visual Peaug e o psicanalista Leopold Nosek. A mediação será realizada por Adriano de Lavor, doutor em Comunicação (Fiocruz) e integrante da equipe de jornalismo do programa Radis – Comunicação e Saúde, da Ensp/Fiocruz.

>>> SAIBA MAIS sobre as pessoas convidadas 

>>> Confira a programação completa: 

Seminário “Leonilson: Da qualidade de ser forte”

Auditório da Pinacoteca do Ceará

Sexta-feira, 17 de maio

14h – Mesa 1 – Se você sonha com nuvens – a produção de Leonilson

Com Lisette Lagnado, Efrain Almeida e Ricardo Resende

Mediação: Aline Albuquerque

Acessível em Libras 

17h30 – Mesa 2 – A Aids e as transformações estéticas na arte contemporânea

Com Peaug e Leopold Nosek

Mediação: Adriano de Lavor

Acessível em Libras 

SOBRE A EXPOSIÇÃO “LEONILSON E DAS AMIZADES”

Com 245 obras, a exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”, realizada em parceria com o Projeto Leonilson, tem curadoria de Aline Albuquerque e Ricardo Resende. Além de pinturas, desenhos, instalações e bordados de Leonilson, incluindo obras inéditas do artista, a mostra reúne trabalhos de Batista Sena, Efímia Meimaridou, Luiz Hermano, Siegbert Franklin, Zé Tarcísio, Marcus Francisco, Karim Aïnouz e Ricardo Bezerra.

Confira mais informações sobre a exposição AQUI

SOBRE A PINACOTECA 

Inaugurada em 3 de dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. 

SERVIÇO 

O que: Seminário “Leonilson: Da qualidade de ser forte”

Quando: Sexta-feira, 17 de maio, a partir das 14h 

Onde: Auditório da Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de maio, s/n, Centro) 

Acessível em Libras 

Gratuito

Pular para o conteúdo