ARTE & CRÍTICA

O amor à arte e outras bobagens contemporâneas

Resumo: Nesse breve ensaio, tento circunscrever o valor social da arte e sua inadequação aos nossos dias. Julgo que a crítica de arte não se limita a ser uma explicação racional de algo que podemos observar, mas uma ferramenta para compreensão política de nossa existência.

Palavras-chave: História social da arte, crítica de arte, significado da arte, mercado de arte.

Abstract: In this brief essay, I try to circumscribe the social value of art and its inadequacy for our times. I believe that art criticism is not limited to being a rational explanation of something that we can observe, but a tool for political understanding of our existence.

Keywords: Social history of art, art criticism, meaning of art, art market

BIO

Alberto Cipiniuk

Graduado em Licenciatura em História da Arte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestrado em Filosofia (Estética) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Filosofia e Letras pela Université Libre de Bruxelles. Professor Associado aposentado do Departamento de Teoria e História da Arte do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, professor Associado aposentado do Departamento de Artes e Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte e da Association Internacionale des Critiques d’Art (AICA); foi conselheiro da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e editor da Revista Tamanduá. Design, Arte e Representação Social.

Pular para o conteúdo