ARTE & CRÍTICA

Infraestruturas Contestáveis Notas sobre o Congresso 2023 da AICA International

Resumo: Neste artigo apresentamos um breve relato sobre o Congresso da AICA reallizado em novembro de 2023 na cidade de Cracócia, na Polônia. Nossas considerações pautaram-se por impressões gerais sobre a organização e o programação do Congresso, mas também sobre a relação intrínseca entre a realização deste e algumas características da cidade em questão. Trata-se de um relato que se aproxima do relato de viagem. Antes de ser uma notícia baseada no cotejamento de fatos, tratou-se de refletir a partir das impressões e percepções recolhidas ao longo dos dez dias em que estive na cidade, considerando assim o pré e o pós-congresso. Ao longo desse relato, discorremos também sobre palestras e comunicações que me chamaram a atenção assim como sobre as discussões e desafios que a Associação deve enfrentar nos próximos anos.

Palavras-chave: Congresso AICA 2023, Relato, Cracóvia

Abstract: In this article we present a brief report on the AICA Congress held in November 2023 in the city of Kraków, Poland. Our considerations were guided by general impressions about the organization and programme of the Congress, but also by the intrinsic relationship between its configuration and some characteristics of the city in question. This is a report that is close to a travel report. Being not based on the comparison of facts, it is based on the impressions and perceptions gathered over the ten days I was in the city, thus considering the pre- and post-congress dates. Throughout this report, we also address lectures and communications that caught my attention, as well as the discussions and challenges that the Association should face in the coming years.

Keywords: AICA 2023 Congress, Impressions, Krakow

BIO

Ana Lúcia Beck

Associada à ABCA e Vice-Presidente para a Região Centro-Oeste, Ana Lúcia é também sócia da AICA, tendo sido eleita para compor seu Conselho Internacional no ano de 2024, e da Sociedade Europeia de Literatura Comparada. Possui doutorado em Estudos Literários (Literatura Comparada), durante o qual realizou estágio doutoral no King’s College, e mestrado em Artes Visuais (História, Teoria e Crítica da Arte) ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ana Lúcia atua na Universidade Federal de Goiás (UFG) na Faculdade de Artes Visuais e no Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual. Anteriormente, foi docente na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), onde tambem realizou pesquisa de pós-doutorado em Artes Visuais. Suas investigações e produções tem se centrado nas produções artísticas contemporâneas e, em especial, às possibilidades metodológicas entre as artes visuais e literatura, assim como à relação entre verbo e imagem tanto nas obras visuais, como na concepção do texto de crítica de arte. Entre suas publicações, destaca-se Voilà món Cœur: it’s been to hell and back! José Leonilson’s and Louise Bourgeois’ poetic images on longing and belonging em “(Re)Writing Without Borders – Contemporary Intermedial Perspectives on Literature and the Visual Arts”, organizado por Nina Schiel e Briguitte Le Juez, Common Ground Publishing, 2018; e Silent Landscapes: A comparative approach to José Leonilson and Louise Bourgeois publicado no Canadian Review of Comparative Literature, Universidade de Alberta, v. 44, n. 2, Junho 2017.

Pular para o conteúdo