Exposição MARGS 70 — Percursos de um acervo

Museu de Arte do Rio Grande do Sul — MARGS, instituição da Secretaria de Estado da Cultura do RS — Sedac e com patrocínio do Banrisul, anuncia a ampla exposição apresentada em celebração aos 70 anos do Museu. 

Intitulada “MARGS 70 — Percursos de um acervo”, a ampla e extensa mostra terá a inauguração de sua 1ª parte, reunindo mais de 200 obras, no dia 23.03.2024, às 10h30, em evento gratuito e aberto ao público.

Dando sequência ao conjunto de exposições realizadas no último ano pela programação dos 70 anos do Museu, esta mostra comemorativa de agora é baseada totalmente no Acervo Artístico do MARGS, tendo sido especialmente concebida para a ocasião do aniversário, a ser celebrado em 27.07.2024.

Simbolicamente pensada para ocupar só com obras do acervo a totalidade do prédio do Museu, a exposição tem lugar nos seus 2 andares, dividida em 2 partes estendidas no tempo e que se integram:

PARTE 1: uma primeira seleção de obras, apresentada em todos os espaços expositivos do 1º andar, entre 23.03.2024 e 18.08.2024.

PARTE 2: um complemento com outra seleção de obras, apresentada em todos os espaços expositivos do 2º andar, a partir de 18.05.2024 e em simultâneo até 18.08.2024.

“MARGS 70 — Percursos de um acervo” pretende oferecer ao público a oportunidade de ver reunido um espectro de obras marcantes e emblemáticas do Museu, a partir de uma amostragem panorâmica do universo de mais de 5.800 obras. Ao mesmo tempo que reúne peças historicamente destacadas do acervo, justapõe obras menos conhecidas e pouco ou há muito tempo não exibidas.

No conjunto, tem-se uma diversidade de abordagens artísticas, com objetos de diferentes tempos, suportes e linguagens colocados em diálogos e tensionamentos, compondo seções identificadas ao longo do percurso e com as quais a exposição se organiza. Esses segmentos são também conformados pela arquitetura dos espaços expositivos, distribuindo-se segundo as salas e galerias do Museu.

Por “percursos” empregado conceitualmente no plural no subtítulo da exposição, a curadoria da exposição aponta para 3 dimensões: 


  1. A trajetória de constituição do acervo no decorrer dos últimos 70 anos, pontuada na exposição com o ano de aquisição de cada obra informado nas fichas técnicas às paredes.
  2. Os caminhos que envolvem percorrer o acervo, selecionar as obras e estabelecer as suas aproximações, correlações e justaposições propostas entre o conjunto, efetivadas no “desenho” da exposição.
  3. E o deslocamento do visitante no espaço da exposição, a partir das variadas rotas de navegação de encontro com as obras pelo público, das diferentes possibilidades de relações entre as obras e da experiência diversa de cada um ao percorrer ao seu modo os trabalhos em exibição.

“MARGS 70 — Percursos de um acervo” tem curadoria de Francisco Dalcol, diretor-curador do MARGS, com assistência curatorial de Cristina Barros, curadora-assistente do MARGS, e envolvimento de todas as equipes e setores do Museu, além de colaboradores externos.

SERVIÇO

“MARGS 70 — Percursos de um acervo”

Abertura da 1ª parte da exposição comemorativa dos 70 anos do MARGS

Quando: sábado, 23.03.2023, às 10h30

Onde: 1º andar expositivo do MARGS (Pinacotecas, Salas Negras e Sala Aldo Locatelli). O MARGS se localiza na Praça da Alfândega, s/n°, Centro Histórico de Porto Alegre, RS — Brasil — 90010-150

Visitação: terça-feira a domingo, das 10h às 19h (último acesso 18h), com entrada gratuita. Visitas mediadas para escolas e grupos devem ser agendadas pelo email educativo@margs.rs.gov.br

Contato imprensa:
Núcleo de Comunicação e Design do MARGS  
comunicacao@margs.rs.gov.br margsmuseu@gmail.com

Pular para o conteúdo