Sára Fermiano aborda restauro de acervos no Instituto Conversa em Florianópolis, SC

No dia 12 de março, às 17 horas, no Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, em Florianópolis (SC), a conservadora-restauradora Sára Fermiano faz a palestra “O Acervo em Tratamento”, ação do Núcleo Educativo vinculada à exposição “Etérea” e ao programa Instituto Conversa. As vagas são limitadas e por ordem de chegada. A entrada é gratuita.

Em sua abordagem, a convidada pretende comentar sobre os desafios enfrentados em sua profissão, no cuidado com obras da coleção e em procedimentos que envolvem avaliações criteriosas, camadas pictóricas, limpeza e remoção de sujidades e vernizes, repinturas, testes de solubilidade, técnicas e resultados em objetos muitas vezes bem danificados.

Referência na atividade em Santa Catarina, Sára Fermiano é licenciada em educação artística na habilitação de artes plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), onde se especializa em museologia. Aposentada como servidora pública estadual, vinculada à Fundação Catarinense de Cultura (FCC), lotada no Ateliê de Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis (Atecor), atua por 26 anos no setor de conservação-restauração de pinturas de cavalete e esculturas em madeira policromadas. Até 2012, orienta o programa de estágio supervisionado em Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis.  A partir de então, cria e assume o próprio ateliê, instalado no Ribeirão da Ilha. Integra a Associação Catarinense de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais (ACCR), onde exerce o cargo de tesoureira. Agraciada com a medalha do mérito funcional Alice Guilhon Gonzaga Petrelli em 2009, indicada pelos funcionários da FCC e com a medalha do Mérito Cultural Cruz e Sousa em 2012, por recomendação do Conselho Estadual de Cultura.

Sára Fermiano Foto NProduções

A partir de 2006, Sára Fermiano começa a atender a Coleção Collaço Paulo, a base do trabalho realizado pelo Instituto Collaço Paulo que coloca, desde 2022, o acervo à disposição dos catarinenses com exposições temáticas e um conjunto de atividades idealizadas pelo Núcleo Educativo em favor da reflexão e do desenvolvimento artístico-cultural de Santa Catarina. A palestra “O Acervo em Tratamento” aciona, de modo presencial, o primeiro Instituto Conversa de 2024.  Na ocasião, ela desvenda um pouco das singularidades desta profissão cujas intervenções, por obrigação, sempre ficam invisíveis. Ninguém vê, ninguém supõe o alcance dos resultados e dos conhecimentos necessários para o eficiente exercício da atividade.

A conservação e a recuperação de uma obra de arte pedem noções sobre física, química, biologia, história da arte e das civilizações, além de um aprofundamento sobre os materiais usados, a trajetória e as características formais adotadas pelo artista. Trata-se de um fazer que não admite erro, caminho sem reversibilidade. Fora os aspectos econômicos contidos na posse de um trabalho artístico há também os aspectos afetivos, a relação que o indivíduo ou a instituição mantém com aquele objeto quase sempre associado a bens simbólicos e à questão da memória, se não a um criador ou a um povo.

A gestão de acervos artísticos torna obrigatória a presença de um profissional com essas aptidões, porque se trata da preservação da memória artística e cultural. Mesmo que privados, esses patrimônios têm interesse e compromisso público.  Missão complexa, portanto, que exige amplo saber, coragem e paciência, bem como uma grande capacidade de pesquisa no campo da museologia, da história da arte e dos arquivos.

A conversa com Sára Fermiano abre-se para amplas possibilidades discursivas, propõe debate para que o público interessado possa ampliar conhecimento sobre a Coleção Collaço Paulo e outros bens culturais que envolvem a profissão da palestrante. Parte do seu pensamento e concepções podem ser ampliadas no programa Instituto Entrevista, programa desenvolvido neste site. “Amar a profissão antes de tudo, pois isso vai gerar alegria em fazer um bom trabalho e satisfação durante o processo. A paciência e tranquilidade são importantes para executar todas as etapas necessárias para alcançar um bom resultado. Muitas vezes é preciso parar e esperar, desenvolver habilidades para realizar os procedimentos, como por exemplo, o processo de reintegração cromática, que depende além de conhecimento sobre a teoria das cores, de prática constante. Estudar e se atualizar sempre, como toda profissão exige. As maiores dificuldades dos profissionais da área estão nas oportunidades para formação”, diz ela sobre alguns atributos que devem caracterizar a atuação dos conservadores-restauradores.

Exposição Etérea

A mostra, aberta até 29 de junho, reúne cerca de cem obras, entre trabalhos artísticos e artefatos que se aproximam pelo sagrado. Os trabalhos se situam entre os séculos 14 e 21 e abarcam distintas materialidades e linguagens – bronze, cerâmica, madeira, pintura, escultura, entre outras. Uma atenta percepção do espectador acionará relações entre ritos, mitos e símbolos religiosos, um modo como as tradições religiosas adotaram para se comunicar com os fiéis. Entre tempos imemoriais, o antigo e a atualidade, com “suas heterogêneas abordagens”, como diz a curadora Francine Goudel, a exposição propõe conexões entre aspectos materiais e espirituais de gerações distintas, ajudando, quem sabe, a conhecer e apreender o mundo e a existência sob uma nova ótica.

A iniciativa conta com o apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi), o apoio cultural da Corporate Park, Ibagy e Paradigma Cine Arte, e o patrocínio da Prefeitura de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (modalidade doação), Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.

Núcleo Educativo

Inserido no contexto da mostra “Etérea”, o Instituto Conversa, a ação do Núcleo Educativo atua na promoção da arte em favor da sensibilização e da amplitude do conhecimento em torno das exposições. Entre as atividades sob sua responsabilidade, além do Instituto Conversa, há os Sábados com Arte, o Instituto Entrevista e todos o atendimento de escolas públicas e privadas, empresas do terceiro setor e o público espontâneo. Com entrada gratuita, abertos à comunidade, os agendamentos para visitas mediadas podem ser feitos no formulário encontrado em http://institutocollacopaulo.com.br/educativo/

Sobre o Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação

Uma coleção de arte carrega conexões profundas entre o passado, o presente e o futuro. Complexo, o colecionismo pode ser um pilar de atuação na busca de conhecimento em diferentes áreas do saber e, assim, transformar realidades socioeducativas. Com essa convicção, o Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, entidade sem fins lucrativos fundada em 2022, se associa à história artística e cultural de Florianópolis. A Coleção Collaço Paulo, de Jeanine e Marcelo Collaço Paulo, tem a missão de compartilhar e promover a arte sobretudo por meio de exposições e de programas de cunho educativo voltados à comunidade.

Serviço

O quê: Instituto Conversa, palestra “O Acervo em Tratamento”, com Sára Fermiano

Quando: 12.3.2024, 17h às 18h30

Onde: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, rua Des. Pedro Silva, 2.568, bairro Coqueiros, Florianópolis (SC), tel.: (48) 3025-4058

Quanto: gratuito

O quê: exposição “Etérea”

Quando: Até 29.6.2024; seg. a sáb., 13h30 às 18h30

Onde: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, rua Des. Pedro Silva, 2.568, bairro Coqueiros, Florianópolis (SC), tel.: (48) 3025-4058

Quanto: gratuito

Saiba Mais

www.institutocollacopaulo.com.br

@institutocollacopaulo

educativo@institutocollacopaulo.com.br

Teaser 2024 Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação

Realização: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação

Apoio: Sesi

Apoio Cultural: Corporate Park, Ibagy e Paradigma Cine Arte

Patrocínio: Prefeitura de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (modalidade doação), Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

Pular para o conteúdo