Exposição “Carlos Vergara – Poética da exuberância” em Porto Alegre

Ministério da Cultura, Governo do Estado do RS, Secretaria de Estado da Cultura, Museu de Arte do Rio Grande do Sul e Fundação Iberê Camargo apresentam a exposição “Carlos Vergara — Poética da exuberância”.

A parceria entre MARGS e Fundação Iberê, que se dá por ocasião dos 70 anos do Museu, consiste em um modelo de colaboração até então inédito entre as instituições, resultando em um projeto de formato inovador. A exposição foi pensada como uma ampla e histórica individual sobre a produção e a trajetória de Carlos Vergara (Santa Maria/RS, 1941), porém dividida em 2 partes apresentadas simultaneamente, uma na Fundação Iberê e outra no Museu. Para a sua organização, foi convidado o curador Luiz Camillo Osorio, que há muito acompanha a produção do artista gaúcho, que é um dos principais nomes da arte brasileira. 

A inauguração será no dia 24.02.2024, em eventos gratuitos e abertos ao público nas duas instituições, com encontro e visitas guiadas pelo artista e pelo curador: primeiramente no MARGS, às 11h; e depois na Fundação Iberê, a partir das 14h, seguida por uma conversa no auditório, às 16h.

“Carlos Vergara — Poética da exuberância” traz um panorama retrospectivo da carreira do artista, reunindo mais de 90 obras pertencentes a coleções do Rio de Janeiro e de Porto Alegre. 

Na Fundação Iberê, a seleção apresentada no 2º andar enfatiza a produção em desenho e pintura, destacando obras desde a década de 1960, algumas delas expostas pela primeira vez, como as realizadas quando Vergara era assistente de Iberê Camargo no Rio de Janeiro. 

Já no MARGS, a mostra ocupa duas salas do 2º andar, destacando os processos experimentais desenvolvidos pelo artista envolvendo monotipia e pintura, com a reunião de trabalhos em grande formato que integram as séries “São Miguel” e “Boca de forno”.

“Igualmente a Iberê Camargo, de quem seria aluno e assistente, Vergara sempre se afirmou e segue se afirmando como gaúcho, mesmo não tendo efetivamente vivido no Estado, assim expressando sua vontade de como ser reconhecido. Essa compreensão dos caminhos que ligam ambos os artistas se renova em 2024 com uma exposição que o MARGS e a Secretaria de Estado da Cultura têm a honra e a satisfação de apresentar conjuntamente com a Fundação Iberê”, ressalta Francisco Dalcol, diretor do Museu de Arte do Rio Grande do Sul.

“É da casa-ateliê de Vergara, no topo de Santa Teresa, bairro boêmio e residência de artistas consagrados do cenário nacional, que saem preciosidades – algumas das quais expostas na Fundação Iberê e, outras, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul, numa homenagem que as duas instituições, de forma rara e inédita, prestam a este artista de Santa Maria, já consagrado internacionalmente”, diz Emilio Kalil, diretor-superintendente da Fundação Iberê. 

O projeto realizado em parceria entre o Museu e a Fundação Iberê reforça ainda vínculos. A parte da exposição de Vergara no MARGS tem lugar em duas galerias, não por acaso uma que leva o nome de Iberê, de quem foi aluno e assistente. Vinculações também se dão com relação à história das exposições do Museu. Em 2009, Vergara apresentou a mostra “Sagrado coração, Missão de São Miguel”, que até aqui figurava como sua primeira e única individual no MARGS. Na ocasião, exibiu a produção que realizou em viagem às ruínas da redução de São Miguel das Missões, em seu interesse artístico por investigar a experiência jesuítica no Rio Grande do Sul. Agora, “Carlos Vergara – Poética da exuberância” conta no MARGS com um segmento dedicado a obras desse projeto.

Por todos esses sentidos, a exposição integra no Museu o programa expositivo “História do MARGS como História das Exposições”, que trabalha a memória da instituição abordando a história do museu, as obras e constituição do acervo e a trajetória e produção de artistas que nele expuseram, a partir de projetos curatoriais que revisitam, resgatam e reexaminam episódios, eventos e exposições emblemáticas do passado do MARGS, de modo a compreender sua inserção e recepção públicas.

Organizada pela Fundação Iberê e pelo MARGS e em exibição até 05.05.2024, “Carlos Vergara — Poética da exuberância” é apresentada como parte da ampla programação comemorativa iniciada em 2023, alusiva ao aniversário de 70 anos do MARGS, a ser celebrado em 27.07.2024.

Visitação de terça-feira a domingo, das 10h às 19h (último acesso 18h), com entrada gratuita. 

O MARGS oferece visitas mediadas para grupos, mediante agendamento prévio pelo e-mail educativo@margs.rs.gov.br.

SERVIÇO

Exposição “Carlos Vergara — Poética da exuberância”

Curadoria: Luiz Camillo Osorio

Quando: abertura 24.02.2024 no MARGS e na Fundação Iberê Camargo, em eventos gratuitos e abertos ao público. Em exibição até 05.05.2024 em ambas as instituições

Abertura no MARGS: 11h, seguida de visita guiada pelo artista e pelo curador no 2º andar expositivo (galeria Iberê Camargo e sala Oscar Boeira). Praça da Alfândega, s/n° — Centro Histórico de Porto Alegre, RS – Brasil – 90010-150

Abertura na Fundação Iberê: 14h, seguida de conversa com artista e curador no auditório às 16h. Exposição no 2º andar expositivo. Av. Padre Cacique, 2000 – Cristal, Porto Alegre, RS — Brasil — 90810-240

Visitação no MARGS: terça-feira a domingo, das 10h às 19h (último acesso às 18h), com entrada gratuita. O MARGS também oferece ao público visitas mediadas às mostras, mediante agendamento através do e-mail educativo@margs.rs.gov.br. São também oferecidas visitas técnicas ao Museu, mediante solicitação prévia e avaliação 

Visitação na Fundação Iberê: quarta-feira a domingo, das 14h às 18h30 (último acesso às 18h30). Às quintas, a entrada é gratuita, e, de sexta a domingo, os ingressos custam entre R$ 10 e R$ 30. As visitas mediadas às exposições em cartaz devem ser agendadas pelo e-mail agendamento@iberecamargo.org.br ou pelo telefone (51) 3247 8013

Informarções exposição Fundação Iberê: http://iberecamargo.org.br/exposicao/carlos-vergara-poetica-da-exuberancia/

Pular para o conteúdo