Leila Kiyomura e Maria Amelia Bulhões
ABCA/São Paulo | ABCA/Rio Grande do Sul
Resumo: Com o tema “coreografias do impossível”, a 35ª Bienal de São Paulo teve como proposta, segundo os curadores Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel trazer novas perspectivas para o ser humano diante dos desastres ambientais e sociais do mundo atual. Incentivou reflexões sobre a vida, o planeta e a trajetória do homem. Analisamos aqui a experiência desta visita, seu alcance a desafios.
Palavras-chave: 35ª Bienal de São Paulo, Coreografias do Impossível, arte contemporânea, decolonial, desastres ambientais, diversidade
Abstract: With the theme “choreographies of the impossible”, the 35th Bienal de São Paulo aimed, according to curators Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes and Manuel Borja-Villel, to bring new perspectives to human beings in the face of environmental and social disasters in the world . current. It encouraged reflections on life, the planet and the trajectory of man. Here, we analyze the experience of this visit, its scope of challenges.
Keywords: 35th Bienal de São Paulo, Choreographies of the Impossible, contemporary art, decolonial, environmental disasters, diversity
BIO
Leila Kiyomura
Atua como jornalista da editoria de Cultura do Jornal da Universidade de São Paulo. Já atuou nos jornais O Estado de S.Paulo, Jornal da Tarde, Folha de São Paulo, Gazeta Mercantil e tem cerca de dois mil artigos de arte publicados. Pós-graduada no Programa Interunidades da USP e curadora na Fundação Mokiti Okada nas mostras Tikashi Fukushima: Quando os ventos sopram cores, O Japão nas fotos de Atílio Avancini e Joel La Laina e a Natureza de Evandro Carlos Jardim. É editora da Revista Arte & Crítica, da ABCA.
Maria Amélia Bulhões
Doutora pela USP, com pós-doutorado nas Universidades de Paris I, Sorbonne e Universidade Politécnica de Valencia. Professora e orientadora do PPG em Artes Visuais da UFRGS, pesquisadora do CNPq e crítica de arte independente. Seus últimos livros foram: Desafios: arte e internet no Brasil, 2022, Arte Contemporânea no Brasil, 2019, As novas regras do jogo: o sistema da arte no Brasil, 2014 e Web arte e Poéticas do território, 2011. É editora da Revista Arte & Crítica, da ABCA.
Veja sua produção in http://www.ufrgs.br/artereflexoes/site/