Ana Candida Avelar
ABCA/Distrito Federal
Resumo: O Programa de Intervenções de Arte Contemporânea do Museu da Inconfidência é um projeto baseado na metodologia de pesquisa-ação que propõe um plano de atividades e ações que visa promover a atualização das narrativas históricas apresentadas no Museu da Inconfidência por meio de intervenções de arte contemporânea que provocam reflexões sobre o período colonial a partir de uma perspectiva polifônica e contemporânea. Trata-se de incentivo a processo de transformação do museu histórico em sintonia com as mudanças sociais atuais. Baseia-se em uma proposta de experiências em museus internacionais com impactos significativos tanto para os públicos como para o sistema artístico.
Palavras-chave: intervenção, Museu da Inconfidência, arte contemporânea, descolonizar, patrimônio
Abstract: The Contemporary Art Interventions Program at the Museu da Inconfidência is a project based on action research methodology that proposes a plan of activities and actions aiming to promote the updating of historical narratives presented at the Museu da Inconfidência through contemporary art interventions that provoke reflections on the colonial period from a polyphonic and contemporary perspective. It is about encouraging the transformation process of the historical museum in line with current social changes. It is based on proposed experiences from international museums with significant impacts both for the public and for the artistic system.
Keywords: intervention, Museum of Inconfidência, contemporary art, decolonize, patrimony
BIO
Ana Avelar
Professora de Teoria, Crítica e História da Arte, na Universidade de Brasília (UnB), coordenadora do Programa de Intervenções de Arte Contemporânea do Museu da Inconfidência. Realizou exposições no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP), Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte (CCBB-BH), Farol Santander São Paulo, SESC Pompéia, Conselheira do Prêmio Pipa. Participa de júris de prêmios nacionais, como o Marcantonio Vilaça – do qual foi finalista em 2017 –, Select Arte e Educação, Rumos Itaú Cultural, além do Jabuti em 2019. Ganhadora do programa Intercâmbio de Curadores da Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT) em parceria com o Getty Research Institute. É membra do Conselho Internacional de Museus – ICOM.