Alecsandra Matias de Oliveira
ABCA/São Paulo
Resumo: o presente artigo discute as motivações e as interações históricas, sociais e mnemônicas na instalação as maravilhas*, de Laercio Redondo e Birger Lipinski, realizada na Programação A Clareira, desenvolvida no térreo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP). Para tanto, aborda-se a trajetória dos artistas, seu processo criativo e as conexões com os pressupostos da arte contemporânea.
Palavras-chave: arte contemporânea, móbiles, memória
Abstract: this article discusses the motivations and historical, social and mnemonic interactions in the installation “as maravilhas*”, by Laercio Redondo and Birger Lipinski, carried out at Programação A Clareira, developed on the ground floor of the Museum of Contemporary Art at the University of São Paulo (MAC USP). To this end, the trajectory of the artists, their creative process and the connections with the assumptions of contemporary art are addressed.
Keywords: contemporary art; mobiles, memory
BIO
Alecsandra Matias de Oliveira
Doutora em Artes Visuais (ECA USP). Pós-doutorado em Artes Visuais (UNESP). Curadora independente. Professora do CELACC (ECA USP). Pesquisadora do Centro Mario Schenberg de Documentação e Pesquisa em Artes (ECA USP). Membro da Associação Internacional de Crítica de Arte (AICA). Autora dos livros Schenberg: Crítica e Criação (EDUSP, 2011) e Memória da Resistência (MCSP, 2022). Editora de Arte/História da Revista Arte & Crítica