Imagem: https://www.spescoladeteatro.org.br/
Com grande tristeza soubemos do falecimento, ontem, do diretor regional do SESC, querido amigo e parceiro da Associação Brasileira de Críticos de Arte – Danilo Miranda, personalidade central na vida cultural de São Paulo e do Brasil, por seu trabalho em prol da cultura e das artes. Os jornais e meios culturais todos exaltam a grande personalidade das artes. Nossos sentimentos ao SESC São Paulo, seus amigos e familiares.
“Morreu, neste domingo (29), o diretor do Sesc em São Paulo Danilo Miranda, aos 80 anos. Ex-seminarista, filósofo e sociólogo, Miranda dirigiu o Sesc paulista por quase quatro décadas, conquistando a admiração da classe artística brasileira e o título de ministro da Cultura informal.
Miranda nasceu em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, em 1943. Filho de uma farmacêutica (que faleceu aos 31 anos e o deixou órfão aos sete) e de um dentista que também atuava como jornalista, tocava violão e cantava. Aos 11 anos, matriculou-se na Escola Apostólica dos Jesuítas, em Friburgo. Na década seguinte, ingressou no noviciado jesuíta em Itaici, no interior de São Paulo. À época, era atuante no movimento estudantil, ao lado de nomes como Frei Betto e José Serra. Aos 24 anos, abandonou a batina.
Em 1968, passou em um concurso para ser orientador Social no Sesc. Em seguida, migrou para gestão de pessoas no Senac, que também integra o Sistema S. Tornou-se diretor regional do Sesc em 1984.
Sob a batuta de Miranda, capaz de aliar empreendedorismo e humanismo, o Sesc se tornou uma das locomotivas culturais do país. Em São Paulo, o Sesc dobrou de tamanho, aposentou as catracas, virou referência em promover o acesso da população à cultura, lazer, esporte e alimentação, inspirou políticas públicas para o setor e estimulou a profissionalização dos artistas. Não à toa, o nome do diretor regional era sempre ventilado para ocupar o Ministério da Cultura, mas o convite nunca veio.”
Fonte: O Globo
Leia mais sobre sua trajetória: https://oglobo.globo.com/cultura/noticia/2023/10/30/morre-danilo-miranda-diretor-do-sesc-em-sao-paulo-aos-80-anos.ghtml