Leila Kiyomura
ABCA/SÃO PAULO
Resumo: Duas exposições apresentadas pelo Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo levam à reflexão sobre a arte, o tempo, a vida e o meio ambiente: “Cybèle Varela: Imaginários Pop” traz os desafios da arte na ditadura e “ Solastalgia”, de Lucas Bambozzi, mostra o impacto social e ambiental provocado pelas atividades mineradoras no Brasil.
Palavras-chave: MAC USP, arte na ditadura, Cybèle Varela, Lucas Bambozzi, impacto social e ambiental
Abstract: Two exhibitions presented by the Museum of Contemporary Art of the University of São Paulo lead to reflection on art, time, life and the environment: “Cybèle Varela: Imaginarios Pop” brings the challenges of art in the dictatorship and “Solastalgia”, by Lucas Bambozzi, reveals the social and environmental impact caused by mining activities in Brazil.
Keywords: MAC USP, art during the dictatorship, Cybèle Varela, Lucas Bambozzi, socio-environmental impact
BIO
Leila Kiyomura
Atua como jornalista da editoria de Cultura do Jornal da Universidade de São Paulo. Pós-graduada no Programa Interunidades da USP e curadora na Fundação Mokiti Okada nas mostras Tikashi Fukushima: Quando os ventos sopram cores (2018), O Japão nas fotos de Atílio Avancini e Joel La Laina (2019) e a Natureza de Evandro Carlos Jardim (2020). Escreveu os livros Claudio Tozzi (Edusp) e Ateliês dos Artistas Contemporâneos de São Paulo (Empresa das Artes) entre outros. Integra a Associação Brasileira de Críticos de Arte, Associação Internacional de Críticos de Arte. É editora da Revista Arte & Crítica, da ABCA.