Carmen Sylvia Guimarães Aranha
Especial para Arte & Crítica
Resumo: A partir de sugestões de estudantes, em meio ao programa MAC USP de visitas às exposições, a apreensão do fenômeno estético da obra de arte torna-se uma possibilidade. Aqui, o filósofo Maurice Merleau-Ponty contribuiu enormemente com suas reflexões sobre uma fenomenologia da percepção para aprofundar a premissa deste trabalho: desde seu início, a pesquisa foi a procura, diante da imagem da forma artística, do olhar como um agente criador, olhar esse que pode se aproximar da estrutura estética que a sustenta por dentro.
Palavras-chave: curadoria virtual; fenomenologia do olhar; material do professor
Abstract: It all starts with students’ suggestions in a MAC USP programme of visits to exhibitions, the apprehension of the aesthetical phenomenon of the work of art became a possibility. Here, the philosopher Maurice Merleau-Ponty contributed greatly with his reflections on the phenomenology of the perception to deepen the premise of this article: from the onset, the research was seeking, before the image of the artistic form, the gaze as a creative agent, and this gaze can approach the aesthetical structure that sustain it from inside.
Keywords: virtual curatorship; gaze phenomenology, teacher’s material
BIO
Carmen Sylvia Guimarães Aranha
Doutora em Psicologia da Educação. PUC SP, 1981. ALivre Docente em Teoria e Crítica de Arte. ECA USP, 2001. Docente Associada do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. MAC USP, de 1993 a 2023. Professora do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo. PGEHAUSP. Autora do livro Exercícios do Olhar. Conhecimento e Visualidade (UNESP, FUNARTE, 2008).