Franthiesco Ballerini
ABCA/São Paulo
Resumo: A história do cinema brasileiro sempre foi permeada pela presença da censura federal, que demonstrou seu poder asfixiador contra a criatividade e a reflexão sobre os mais urgentes aspectos que formam a grande injustiça social que permeia a própria história do Brasil. A censura sobre o cinema nacional veio na forma de duas ditaduras, o Estado Novo (1937-1945) e o regime militar de 1964-1985. Mas outra forma de censura se estabeleceu, no início dos anos 1990, na forma do governo neoliberal de Fernando Collor de Mello. Este artigo mostra como uma nova forma de censura, a censura ideológica, foi colocada em prática pela administração de Jair Bolsonaro (2019-2022), colapsando as audiências internas e a visibilidade internacional do cinema-arte brasileiro.
Palavras-chave: censura; cinema brasileiro; Jair Bolsonaro
Abstract: The history of Brazilian cinema has always been permeated by the presence of federal censorship, which demonstrated its asphyxiating power against creativity and the reflection of the most urgent aspects that shapes the great social injustices of its own history of the nation. Censorship in national cinema came under two dictatorships, the Estado Novo (New State of 1937-1947) and the military regime of 1964-1985. But another form of censorship was established, in the beginning of the 1990’s, in the neoliberal administration of Fernando Collor de Mello. This article shows how a new form of censorship, the ideological censorship, was put into practice by Jair Bolsonaro (2019-2022) administration, collapsing internal audiences and the international visibility of Brazilian art-cinema.
Keywords: censorship; Brazilian cinema; Jair Bolsonaro
BIO
Franthiesco Ballerini
Escritor, jornalista e doutor em processos socioculturais pela Universidade Metodista de São Paulo. É autor dos livros Cinema Brasileiro no Século 21 (2012), Jornalismo Cultural
no Século 21 (2015), Poder Suave – Soft Power (2017), finalista do 60º Prêmio Jabuti, com o livro História do Cinema Mundial (2020).