Cerimônia do Prêmio ABCA acontecerá dia 03 de outubro no SESC Vila Mariana em São Paulo

A Associação Brasileira de Críticos de Arte divulga os nomes dos contemplados com o prêmio destinado aos artistas visuais, curadores, críticos, autores e instituições culturais que mais contribuíram para a cultura nacional em 2022, que foi elaborada a partir das indicações que os/as associados/as enviaram para discussão e aprovação em reunião da Diretoria.

Os prêmios foram atribuídos pelo resultado da votação de cerca de aproximadamente 165 associados/as em escala nacional, por votação em formulário online. O sistema de premiação foi criado em 1978, para destacar exclusivamente as artes visuais. A Abca entrou para a história por sua presença significativa nos eventos artísticos desde a década de 1950. Em 2022, a premiação foi ampliada e agora o Prêmio Abca contempla 13 categorias, incluindo ainda os destaques regionais, totalizando 18 prêmios.

A cerimônia do Prêmio ABCA acontecerá no dia 03 de outubro de 2023, uma terça-feira, a partir das 19 horas no SESC Vila Mariana situado na Rua Pelotas, n. 141, Vila Mariana, São Paulo, SP.

Toda comunidade artística é bem-vinda!

Nesta ocasião, a ABCA fará a entrega dos Prêmios dos anos de 2019 e 2022, pois em 2020 não tivemos a cerimônia de entrega do Prêmio 2019 em razão da pandemia de Covid-19.

O troféu

Troféu ABCA de autoria de Maria Bonomi

Maria Bonomi é a artista que assina o troféu que será entregue aos premiados de 2019 e 2022. Uma artista de reconhecida trajetória, que está sempre em movimento, experimentando materiais e técnicas. O troféu é uma homenagem de Maria Bonomi a todos os premiados. A escultora, gravadora, pintora, muralista, curadora, figurinista, cenógrafa e professora criou peças especialmente para os artistas, críticos e pesquisadores que se destacaram em 2019 e 2022.

Abca cria novas categorias para sua premiação anual

A tradicional premiação anual da ABCA foi ampliada e revista em 2022. Passaram a fazer parte do rol de prêmios atuais: Prêmio Yêdamaria (Yêda Maria Corrêa de Oliveira), Prêmio Gilda de Mello e Souza, Prêmio Emanoel Araújo, além dos Destaques Regionais. Ao se debruçar sobre o Prêmio Anual da ABCA, instituído em 1978, com o objetivo de reconhecer a contribuição de críticos, artistas, pesquisadores, instituições e personalidades para as artes visuais brasileiras, ficou evidente para as duas comissões, a necessidade de contribuir com sugestões para tornar a premiação mais inclusiva.

Foi fundamental o estabelecimento de duas premissas:

1. A criação de novas categorias que pudessem alastrar o alcance do prêmio no campo da arte;

2. A nomeação destas categorias com nomes de críticos/ as que pudessem sanar um importante problema detectado nos estudos: a presença majoritária de nomes de homens brancos nas nomenclaturas dos prêmios, à exceção de Mário de Andrade (negro) e Maria Eugênia Franco (mulher).

Acreditamos que com as novas premiações e debates realizados, a ABCA reforçou seu objetivo de refletir permanentemente sobre a teoria e a prática artística como condição essencial para o exercício da crítica de arte, assim como observar as representações e as frequentes transformações no sistema das artes.

Para o ano de 2022, decidiu-se fazer um estudo sobre as categorias do prêmio e fazer a indicação do prêmio de 2022, com cerimônia em 2023, junto aos premiados do ano de 2019. Desta feita, por conta da pandemia Covid 19, a ABCA não procedeu à votação sobre premiados dos anos de 2020 e 2021, assim como não realizaria a solenidade de entrega de prêmios nos anos de 2021 e 2022.

O Prêmio passou por alterações e acréscimos desde que foi instituído em 1978. Idealizado, inicialmente, para colocar em destaque o artista plástico, pouco depois foram definidas duas outras categorias. Hoje, o Prêmio ABCA contempla as seguintes categorias:

1. Prêmio Gonzaga Duque – destinado a crítico associado, pela sua atuação ou publicação de livro.

2. Prêmio Mário Pedrosa – destinado a artista contemporâneo.

3. Prêmio Sérgio Milliet – destinado a um pesquisador (associado ou não), por trabalho de pesquisa publicado.

4. Prêmio Ciccillo Matarazzo – destinado a personalidade atuante no meio artístico.

5. Prêmio Mário de Andrade – destinado a crítico de arte, pela trajetória.

6. Prêmio Clarival do Prado Valladares – destinado a artista, pela trajetória.

7. Prêmio Maria Eugênia Franco – destinado a curadoria de exposições.

 8. Prêmio Rodrigo Mello Franco de Andrade – destinado à instituição por sua programação.

9. Prêmio Antônio Bento – difusão das artes visuais na mídia.

10.Prêmio Paulo Mendes de Almeida – destinado à melhor exposição do ano.

11. Prêmio Emanoel Araújo – destinado ao reconhecimento de Coleção/Acervo/Conservação/ Documentação histórica

12. Prêmio Gilda de Melo e Souza – destinado ao reconhecimento de críticos/as, em início de carreira, independentemente da idade, por sua produção, ou engajamento em projetos inovadores de divulgação da crítica de arte.

13. Prêmio Yêdamaria (Yêda Maria Corrêa de Oliveira) – destinado a instituições, pessoas e projetos que promovam ações de impacto amplo em processos educativos e de mediação nos vários campos das artes, em espaços formais e não formais.

14. Destaques Regionais – destinado aos destaques de cada região do país, sendo que consideramos as cinco regiões – Norte, Sul, Nordeste, Centro Oeste e Sudeste. Total: 5 destaques regionais.

São ao todo 18 prêmios.

Sandra Makowiecky

Presidente da ABCA (2022 a 2024)

SERVIÇO

O quê: Cerimônia Prêmio ABCA

Quando: 03/10/2023, terça-feira, 19h

Onde: Teatro do SESC Vila Mariana situado na Rua Pelotas, n. 141, Vila Mariana, São Paulo, SP.

Quanto: gratuito

REALIZAÇÃO

ABCA – Associação Brasileira de Críticos de Arte de Santa Catarina

APOIO

SESC SP – Serviço Social do Comércio de São Paulo

Contato:

abca.art.br@gmail.com

Pular para o conteúdo