Livro Arte | Ética | Crítica | Escritura reúne 18 textos de artistas e pesquisadores brasileires 

A obra foi produzida com recursos do Funcultura, via Secult/ES, e a versão online já está disponível para download gratuito. 

O livro “Arte | Ética | Crítica | Escritura: Que nenhuma voz da realidade humana seja empurrada para baixo do silêncio da história – Tomo I” reúne textos de artistas, curadories e pesquisadories da Arte, em sua maioria escritos por pessoas trans, negras e da comunidade LGBTQIAP+. E a obra já está disponível para download gratuito no site www.projetoaece.com.  

Dentre es autories estão Augusto Leal e Napê Rocha, artistas que integram a exposição Dos Brasis, em São Paulo (SP); entre outros artistas contemporâneos, incluindo Geovanni Lima da Silva (indicado ao PIPA), Juliano Bentes Nascimento e viniciux da silva. O grupo também reúne os artistas-educadores Brune Ribeiro da Silva, o Coletivo Furtacor e a Tatiana Gomes Rosa. Além de pesquisadories e curadories de reconhecimento nacional: Jocy Meneses dos Santos Júnior, Luciara dos Santos Ribeiro, Mara Pereira dos Santos, Ian Guimarães Habib, Afonso Medeiros, Guilherme Marcondes e Naine Terena de Jesus, atual diretora de Educação e Formação Artística da Secretaria de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura. 

A obra tem como organizadores Lindomberto Ferreira Alves e Phoebe Coiote Degobi. “Nossos objetivos com o AECE dialogam com as desobediências estéticas e epistêmicas, com as justiças cognitivas/sociais e com a vida em sua pluralidade e imanência. E, assim, a partir dos múltiplos agenciamentos reflexivos que queremos evocar, temos a possibilidade de desenvolver decomposições e reconstruções de sentidos para a arte, a cultura e o vivido, a fim de evocar agenciamentos de relações de regimes heterogêneos do sensível”, aponta Alves, que é artista-educador, pesquisador e curador. 

Distribuição 

Além da versão digital, foram impressos 300 exemplares do livro, com 100 deles sendo distribuídos gratuitamente entre o público que solicitou o envio, com outros 100 exemplares sendo destinados para bibliotecas e instituições de ensino e cultura do país. Os 100 restantes foram distribuídos entre a equipe do projeto, com uma parte sendo enviada para pesquisadores da área e outra parte separada para a Secretaria de Estado de Cultura do Espírito Santo (Secult/ES). 

O livro AECE conta com recursos do Funcultura, sendo aprovado no edital 017/2021, de Seleção de Projetos Culturais Setoriais de Artes Visuais, da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult). Mais informações: https://www.instagram.com/projetoaece/.

Pular para o conteúdo