ARTE & CRÍTICA

Progressista na arte; fascista na guerra

Resumo: O artigo pretende analisar as relações entre as poéticas futuristas de italianos como Marinetti, Bragaglia e Carrà, em sua obras plásticas e manifestos, e os desdobramentos dessa estética no cinema de invenção, a partir das grandes transformações geopolíticas deflagradas pela Primeira Guerra Mundial e da noção de um cinema revolucionário, utilizado como forma pura de expressão artística, sobretudo no filme Thaïs, de Anton Giulio Bragaglia.

Palavras-chave: Futurismo; Guerra; Cinema; Giulio Bragaglia; Fotodinamismo

Abstract: The article intends to analyze the relations between the futurist poetics of Italians such as Marinetti, Bragaglia and Carrà, in their plastic works and manifestos, and the consequences of this aesthetic in the cinema of invention, from the great geopolitical transformations triggered by the First World War and the notion of revolutionary cinema, used as a pure form of artistic expression, especially in the film Thaïs, by Anton Giulio Bragaglia.

Keywords: Futurism; War; Cinema; Giulio Bragaglia; Photodynamics

BIO

Donny Correia
Mestre e doutor em Estética e História da Arte (PGEHA/USP), autor de nove livros, entre poesia e ensaios sobre cinema e arte. É membro da Abraccine e da ABCA. É professor do curso de Cinema no Centro Universitário Belas Artes.

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